Após devolver importantes campeonatos, sendo o mais recente o o Novo Basquete Brasil (NBB) no fim da temporada 2019-2020 A plataforma de Streaming DAZN pode estar dizendo adeus ao Brasil.
Somado a J-League, Copa Sul-Americana, Conmebol Recopa, Serie A Tim, Premier League, Ligue 1, Moto GP e Indy em 2020, Coppa Italia no início do ano, e mais recentemente, a perda da FA Cup (Copa da Inglaterra), a cessão dos direitos de mídia do evento de basquete mais importante do país evidencia um desgaste da marca escancarado pelo COVID-19, e o anúncio da despedida do App em nosso país.
No entanto, os sinais de desgaste da plataforma já foram apresentados ao público brasileiro desde o fim de seu pré-lançamento, com uma relação de amor e ódio entre a Perform Group e seus consumidores. Mas para entendermos o fim iminente do DAZN Brasil, vamos explicar em tópicos as etapas deste conturbado casamento.
- O Início em Lua de Mel com os fãs de Esporte
O ano de 2019 foi marcado pelo início do que foi ensaiada uma revolução no mercado de transmissões esportivas. Criado na Inglaterra 2015 e popular em toda Europa, o DAZN (pronunciado “Dazon”) chegou ao Brasil no Final de Janeiro com a missão de cobrir os campeonatos europeus e sul-americanos descartados por ESPN e Fox Sports (à época, a Disney não tinha comprado a operação Latino-Americana da Fox), apresentando a novidade das transmissões via Streaming no Brasil.
A Plataforma foi primeiramente apresentada em formato beta e, com transmissões gratuitas na plataforma e em seu canal no YouTube, como degustação aos futuros assinantes, com previsão para ser inaugurada em Março de 2019.
Desta forma, em um espaço de quase três meses, jogos memoráveis do Campeonato Italiano, em especial da Juventus com Cristiano Ronaldo no elenco, as exóticas partidas da J-League (Liga Japonesa, popular no Brasil pelas participações de Zico e Toninho Cerezo), as emocionantes participações de Botafogo, Athletico-PR e Corinthians na Conmebol Sul-Americana e o Título do Flamengo na Recopa, exorcizando o Fantasma que cercava a Gávea e sob o comando de Jorge Jesus, o segundo título internacional do técnico Português com as cores Rubro-Negras.
Além do início da parceria da plataforma com redes de TV aberta, sendo a RedeTV! a primeira a retransmitir o sinal do DAZN em sua programação.
A emissora de Osasco exibiu ao vivo os jogos da Serie A Tim, com narração da voz símbolo do torneio no Brasil, Silvio Luiz. E com narração original do então embaixador do App, Dudu Monsanto (recém demitido da ESPN em 2019) foi apresentada a Copa Sul-Americana.
Memorável também foi a transmissão conjunta de Racing x Corinthians, que levou a RedeTV! à Liderança em Audiência durante a disputa de pênaltis. Relembre abaixo a chamada do Canal 9 de São Paulo e a partida completa transmitida também no YouTube:
Ressalto também a equipe qualificada nas coberturas do DAZN, liderados por Eduardo Monsanto, e que começou dando destaque ao seu quadro de colaboradores os narradores Luiz Alano, Leandro Mamute, Natália Lara, Cadu Cortez e Guto Nejaim; os Comentaristas Felipe Rolim, Fernando Campos, Bruno Laurence (Que está até hoje) e Rafael Oliveira; os Repórteres e Correspondentes Mariana Fontes, Helena Calil, João Venturi e Renato Senise.
A Estreia estava chegando, e o público brasileiro manteve sua expectativa lá no alto para a inauguração do Streaming Esportivo, até a divulgação de sua mensalidade…
- O Relacionamento fica abalado após o Preço do Serviço: R$ 37,90
Chegou o momento da Grande Estreia! O Ex-Goleiro da Seleção Brasileira Júlio César, e o Técnico Português José Mourinho foram os convidados de honra para a estreia do App.
Mourinho já havia participado dos intervalos dos jogos da Sul-Americana no Período de Testes por ser o Embaixador Global do DAZN em 2019, e estava ao lado de Mari Fontes para “Cortar a Fita”. No Entanto, para acompanhar as partidas no App, você precisaria pagar a bagatela de R$ 37,90, sendo que poderia ter 30 dias de degustação.
A decisão do Preço, que fora baseado através do valor médio cobrado na Europa, assustou e revoltou aos amantes de esportes que reservaram, no máximo, R$ 20 para curtir o Corinthians, Botafogo, Fluminense, Santos, Bahia e Athletico-PR na Sula e o Futebol Europeu na tela do Celular, Tablet, Computador, Smart Tv ou Video Game.
O Brasileiro tomou a Netflix como base de pagamento, e esperava pelo menos uma variedade de pacotes para aliviar o custo: Entretanto, essa esperança não se realizou. E, este não foi o único problema.
- A Internet Brasileira traz problemas e o DAZN fortalece parcerias com TVs Abertas
Os assinantes estavam totalmente empolgados para acompanhar o melhor do Esporte na Nova Plataforma, com o show do futebol nacional e internacional, as grandes lutas de boxe e MMA, a velocidade dos carros e motos, e a adrenalina do Basquete. Mas, o hype acabou se dissolvendo por problemas de conexão da internet, vindas diretamente da sede, e isso testava a paciência de seus assinantes.
Por isso, a parceria com a RedeTV! era vital para divulgar e reconquistar a credibilidade aos atuais e futuros clientes.
Estes problemas, aliados aos números de downloads pagos abaixo do esperado fizeram com que o DAZN mudasse de estratégia, e começasse a investir no Futebol e Basquete Nacional.
Os Alvos foram o NBB, que estava repartido para vários veículos de mídia após fim de contrato com o Grupo Globo; o Campeonato Paranaense após quebra de contrato com a RPC-Globo, e o Brasileirão Série C, livre no mercado após o fim dos canais Esporte Interativo na TV fechada.
- Investimento no Futebol Brasileiro e Início da Parceria com a Band
Com a derrocada iminente e a perda dos campeonatos no final de 2019 (Citados no início do artigo), o DAZN Brasil precisava mudar sua estratégia no país.
E a carta na manga estava no Brasileirão Série C, que teve uma ampla cobertura feita pelo antigo EI (Já controlado pelo Grupo Turner – hoje Warner Media) e em algumas temporadas, as entradas da TV Brasil e do SporTV movimentaram e inflacionaram o campeonato.
Outra oportunidade de aumento de assinantes para a plataforma inglesa foi a rescisão de Contrato do Campeonato Paranaense com a Rede Paranaense de Comunicação – RPC, afiliada à TV Globo, após o Clássico entre Athletico-PR x Coritiba ser transmitido via internet pelas equipes em detrimento à transmissão da gigante televisiva.
E por ser detentora dos direitos da CONMEBOL Sul-Americana, o DAZN Brasil também tinha em seu portfólio as transmissões dos jogos de ida e volta da CONMEBOL Recopa, que reúne o Campeão da CONMEBOL Libertadores e o Campeão da “Sula” para decidir o Campeão dos Campeões da América do Sul.
E esta era a chance de ouro do “Dazão”, que iria iniciar o ano de 2020 com o Flamengo jogando na Plataforma. Isto era sinônimo de novos assinantes, e assim, consolidar-se no Mercado.
Aproveitando a expectativa do Torcedor Rubro-negro em comemorar um título internacional no Maracanã, algo que nunca havia acontecido na história do clube, o DAZN Fecha parceria com a Conspiração Filmes, para a produção e distribuição do primeiro DAZN Originals feito no Brasil, o “Sem Filtro: Flamengo”.
O Documentário em formato Longametragem conta a trajetória do Flamengo rumo ao Segundo Título da Libertadores, sob a ótica dos jogadores e comissão Técnica de Jorge Jesus nos bastidores, e sob a visão do Torcedor, a festa de conquistar a América.
Caso você ainda não tenha assistido, a FLA TV disponibilizou em simultâneo no seu canal do YouTube. Assista na janela abaixo:
- 2020 Chegou e a Pandemia pôs o DAZN na UTI
O Ano de 2020 tinha tudo para ser promissor ao DAZN na Mídia Esportiva Brasileira. Com o Flamengo decidindo um título Internacional Inédito, com mais um ano das principais ligas do Futebol Europeu e eventos de Basquete, Boxe, MMA e Automobilismo.
Além da parceria com a ESPN para o sub licenciamento dos direitos da Premier League, e a aquisição dos Campeonatos Turco e Mexicano de Futebol, da Euroliga de Basquete, do MMA Jungle Fight e de todas as etapas da Indy, no Automobilismo.
A RedeTV! também demonstrava-se satisfeita com a parceria, recheando a programação vespertina de sábado com esportes, ao exibir as partidas ao vivo da Superliga Turca de Futebol e os compactos de uma hora da Liga MX, o Campeonato Mexicano. Fechando a programação das tardes de sábado, um jogo da rodada do Campeonato Italiano.
E para completar, o Flamengo faz um jogo de ida dramático na Grande Quito, mas vence com autoridade no Maracanã e sagra-se pela Primeira Vez Campeão da CONMEBOL Recopa.
Era o exorcismo de um incômodo fantasma que assombrava os Rubro-Negros desde 2017: O Fla conquistou um título internacional em sua casa.
Relembre os Melhores momentos das partidas abaixo:
Tudo parecia perfeito, o DAZN navegava em águas tranquilas no Brasil. No entanto, a tormenta veio, e chamava-se COVID-19. O Coronavírus espalhou-se por toda a Europa e paralisou a Vida Esportiva no Velho Continente.
Isso foi péssimo para a plataforma inglesa, que viu de mãos atadas todos os campeonatos quais eles tinham direitos de transmissão.
E nestes tempos de ostracismo até a chegada do Brasileirão Série C, o App foi forçado a exibir lives com seus mais renomados funcionários e a exibição de novas produções do DAZN Originals, que confesso, são de altíssima qualidade.
No entanto, mesmo com os excelentes documentários, o App não se mostrava atraente para seus assinantes, que debandaram em massa e estourasse a crise da empresa no Brasil.
Demissões em massa, dificuldades na operação e perda de assinantes fez com que o DAZN devolvesse os Direitos do Campeonato Italiano e da Copa Itália. Os direitos de Sub licenciamento da Premier League também não foi renovado com o Grupo Disney a fim de equilibrar as contas, principalmente de seu novo escritório em São Paulo.
A água já estava batendo no pescoço, e o que era ruim começa a piorar com o crescimento dos Streamings concorrentes, que também começam a olhar a viabilidade de transmissões esportivas ao vivo.
- Concorrências fortes do Amazon Prime Video, EI Plus e Globoplay, e a ameaça do novo Streaming da Disney.
Com a Pandemia, a TV Fechada também começou a entrar em crise e perdeu muitos assinantes.
Para fugir das taxas impostas pelas empresas de TV por assinatura, os canais esportivos resolveram investir em suas plataformas digitais mesclando entretenimento e esportes.
O Grupo Globo e a Warner Media já haviam consolidado os apps Globoplay e EI Plus (O Estádio TNT Sports e a HBO Max só estariam disponíveis no Brasil em 2021).
A Amazon já começava seus experimentos no Esporte nos Estados Unidos com a NFL e demonstrou ser um player que poderia brigar para direitos do Futebol no Brasil.
Todavia, a maior ameaça ao DAZN poderia vir (e veio) do Grupo Disney, que queria lançar um serviço on demand que englobe Filmes, Séries, Documentários e Esportes. Nos EUA foram criados o Hulu e a ESPN+, que são integrados. E na América Latina, os rumores eram que nasceria um app integrando entretenimento e conteúdo esportivo. Assim nasceu a maior rival do DAZN Group dois anos depois: o Star+.
Com os Tubarões da Mídia querendo entrar no mercado de Streaming, o cerco se fechava cada vez mais, e a esperança estava no retorno do futebol nacional, cada vez mais adiado por causa da pandemia da COVID-19.
- O Futebol no Brasil enfim reinicia, mas não remedia a crise, que força o DAZN a devolver mais direitos
Depois de uma parada forçada, enfim volta o Futebol na Europa e no Brasil após meses de estaleiro por causa da COVID-19. Mesmo assim, a crise continuava gravíssima no DAZN, forçando a multinacional a devolver os direitos de transmissão do Campeonato Paranaense, adquiridos até 2022 e interrompidos por problemas logísticos e financeiros.
A Plataforma também teve que devolver os direitos de transmissão do Campeonato Mexicano de Futebol, do Jungle Fight MMA e da Indy, para equilibrar os gastos da empresa.
A Série C 2020 começa e dá um alento aos cofres do DAZN. Porém, o baque mais sentido acontece…
Dudu Monsanto, embaixador do app no Brasil, anuncia o seu pedido de desligamento e inicia o formato de profissionais freelances no DAZN. E os freelas seguraram as transmissões da Terceirona, que ainda tinha transmissões aos Sábados pela TV Bandeirantes.
Se no Futebol, o DAZN Brasil garantiu a Série C aos trancos e barrancos, o Novo Basquete Brasil teve um desfecho totalmente diferente, e a plataforma decidiu não renovar os direitos, assim como foi feito com a BCLA (Basketball Champions League America, tal qual a Libertadores no Futebol).
- 2022, o ano do adeus à Netflix dos Esportes
Com os direitos adquiridos apenas do Brasileirão Série C, que encerra-se neste ano e da UEFA Women’s Champions League, adquirido pela Matriz em parceria com o YouTube, o DAZN foi uma emissora que viveu momentos de amores e horrores com o fã de esporte brasileiro.
Entrou como uma alternativa diferente aos aficionados por desportos e tornou modelo para as grandes corporações, que viram nas mídias digitais o futuro das transmissões ao vivo.
Que o DAZN aproveite o último ano presente em nosso país, trazendo a emoção do acesso dos clubes que fogem do inferno chamado Série C e que a celebração da Women’s Champions League seja mais doce na plataforma
Assim como todas as ideias de vanguarda, o DAZN pode até ser visto sob duras críticas neste momento, mas daqui a 10 anos, com certeza será visto com excelentes olhos, podendo até voltar aclamado pelo público e pela crítica, assim como a TV Manchete é vista hoje em dia pelos críticos de Televisão e mídia.