A Alemanha faz história no mundo do Basquetebol!
Com o comando de Daniel Theis, ala-pivô do Boston Celtics, e Dennis Schröder, com passagens no Los Angeles Lakers e atualmente no Toronto Raptors, a Seleção Germânica venceu todos os jogos da Copa do Mundo FIBA, e é Campeã Mundial pela primeira Vez na História.
WELTMEISTER 🏆#FIBAWC x #WinForDeutschland 🇩🇪 pic.twitter.com/oWtzpJMVf5
— FIBA (@FIBA) September 10, 2023
Com a conquista, a Alemanha é a sétima Seleção que chega ao hall das campeãs de Basquete, junto com Estados Unidos (5 Títulos: 1954, 1986, 1994, 2010, 2014), Iugoslávia (5 Títulos: 1970, 1978, 1990, 1998, 2002), União Soviética (3 Títulos: 1967, 1974, 1982), Brasil (2 Títulos: 1959 e 1963), Espanha (2 Títulos: 2006 e 2019) e Argentina (Título único em 1950)
“Lá vem eles de Novo!” Campanha perfeita da Alemanha, com 8 jogos e 8 vitórias, incluindo a grande partida contra os EUA
Trajetória no Grupo E
Uma Campanha pra ficar marcada pra sempre na história do Esporte Alemão, onde toda a trajetória começou no grupo E, com Japão, Austrália e Finlândia.
A primeira vítima dos Alemães foi a seleção Japonesa, que contava com os talentos de Yuta Watanabe, mas não tinha Rui Hachimura por lesão; mas não foi páreo para Schröder, Theis, Wagner e cia. que venceu por 81 a 63. Com destaque para a atuação de Moritz Wagner, que veio do banco e anotou 25 pontos em 23 minutos.
Depois do Japão, mais um jogo difícil: Desta vez contra a Austrália de Patty Mills e Joe Ingles. O jogo foi parelho, pois era a partida que decidiria o classificado para a Segunda Fase. Dennis Schröder foi decisivo para a Alemanha, onde marcou 30 pontos e encaminhou a segunda vitória alemã no Mundial e a classificação pra Segunda Fase.
A fim de somar pontos para o Quadrangular, a Finlândia foi a terceira e última vítima na Primeira Fase. Com placar Centenário, a Alemanha venceu bem a Finlândia por 101 a 75, somando saldo para a 2º Etapa.
Alemanha na Segunda Fase
Na Segunda Fase da Copa do Mundo de Basquete, a Alemanha enfrentou Geórgia e Eslovênia, já assumindo a liderança do grupo K. O primeiro desafio foi contra a surpreendente Seleção Georgiana, que tinha a maior média de altura do campeonato. Apesar de enfrentar torres, a Alemanha aplicou mais um placar centenário no campeonato: 100 a 73.
No segundo e último jogo do Quadrangular, a Alemanha enfrentou a favorita ao título Eslovênia, do craque Luka Dončić, no jogo mais esperado do torneio até o momento. A lesão na perna do Tesouro foi decisiva no poder ofensivo Esloveno. Os alemães não tiveram culpa disso e venceram por 100 a 71.
Pela primeira vez na trajetória alemã um atleta anotou um duplo-duplo, com Dennis Schröder que anotou 24 pontos e 10 assistências em 25 minutos.
Chegou a hora do Mata-Mata, Alemanha x Letônia nas Quartas
O duelo disputado na manhã desta quarta-feira (6) foi apertado até os segundos finais, mas os alemães levaram a melhor por 81 a 79 e avançam à semifinal do torneio. Toda a fase final é disputada em Manila, nas Filipinas.
Davis Bertans, uma das estrelas da equipe letã e atleta da NBA, teve a chance de virar a partida faltando poucos segundos para o fim do confronto. O especialista em arremessos de longe tentou uma bola de três que daria a vitória sem necessidade de prorrogação, mas acertou apenas o aro.
Com a vitória, a Alemanha voltaria a disputar uma semifinal da Copa do Mundo de Basquete pela primeira vez desde 2002, quando ficou na 3ª colocação.
Semifinal contra os Estados Unidos
a Alemanha conseguiu feito impressionante na Copa do Mundo de basquete e venceu os Estados Unidos por 113 a 111. Assim, o seleção europeia vai disputar a grande final do Mundial pela primeira vez em sua história.
Franz Wagner, ala do Orlando Magic, foi um dos destaques da seleção alemã com 22 pontos e cinco rebotes. Pelo lado norte-americano, Anthony Edwards, ala-pivô do Minnesota Timberwolves, foi o cestinha com 23 pontos.
O jogo não começou como esperado para os favoritos. A Alemanha, usando muito bem a posse de bola e explorando toda a quadra, conseguiu colocar os norte-americanos na ‘roda’ nos primeiros minutos. Apesar de ter aberto até 10 pontos de vantagem no primeiro quarto, os europeus terminaram a parcial liderando por 33 a 31.
Com Edwards e o Austin Reaves, dos Lakers, dominando as ações ofensivas, os Estados Unidos conseguiram virar o placar. Contudo, forçando o jogo dentro do garrafão, os europeus não deixaram os adversários desgarrarem na partida. Assim, o primeiro tempo acabou 60 a 59 para os norte-americanos.
Os alemães voltaram com tudo do intervalo e reencontraram o melhor basquete. Com Franz Wagner calibrado e Obst também se destacando, os europeus voltaram a abrir 10 pontos de vantagem e terminaram o terceiro quarto vencendo por 94 a 84.
Os norte-americanos chegaram a esboçar uma virada no último quarto, pressionando muito nos segundos finais. Contudo, o veterano Dennis Schroder conseguiu conduzir a Alemanha para uma histórica vitória por 113 a 111.
A Grande Final contra a Sérvia e a Consagração Máxima da Alemanha
Domingo às 9h da Manhã (HB) foi o momento de descobrirmos quem seria o campeão inédito da Copa do Mundo de Basquetebol FIBA.
A partida começou equilibrada, onde a vantagem máxima para alemães ou sérvios foi de apenas 3 pontos. Apesar de ter terminado o primeiro quarto em desvantagem de 26 a 23, a Alemanha não estava disposta a desperdiçar a sua primeira chance de ser campeã da Copa do Mundo. Afinal, a equipe vinha de uma grande vitória sobre os Estados Unidos por 113 a 111 na semifinal.
Usando da intensidade de Isaac Bonga tanto no ataque como na defesa e os belos arremessos de três de Schröder, os alemães abriram uma vantagem de quatro pontos logo no início do segundo quarto.
Os sérvios reagiram e o placar acabou indo para o intervalo em 47 a 47. A liderança no marcador já tinha mudado nada menos que 15 vezes, o que mostra o equilíbrio e a qualidade das duas equipes.
No terceiro quarto, a Alemanha ditou o ritmo novamente e abriu uma vantagem de 11 pontos, obrigando a Sérvia a pedir tempo.
Contando também com a boa pontaria do ala Franz Wagner, destaque do Orlando Magic, os alemães foram para o último quarto em vantagem de 69 a 57.
Na última parte da Final, brilhou a estrela de Bogdan Bogdanović. O ala-armador comandou a reação sérvia no período final e, faltando um minuto para o fim, o placar era de 78 a 75 para os alemães.
Porém, a Alemanha contou com o destaque de Schröder, que fez os últimos cinco pontos da equipe para selar a vantagem definitiva.
O ala do Raptors acabou como cestinha da final, com 28 pontos. Já Wagner contribuiu com 19 pontos, sete rebotes e duas assistências. Pelo lado sérvio, o armador Aleksa Avramović, do Partizan, foi o principal pontuador da Sérvia, com 21, seguido de Bogdanović, com 17.
DENNIS SCHRÖDER! CLUTCH 🗡️#FIBAWC pic.twitter.com/EdvXcpUhVL
— FIBA Basketball World Cup 2023 🏆 (@FIBAWC) September 10, 2023
Os premiados em Manilla
Franz Wagner, foi eleito o melhor jogador da Final da Copa do Mundo FIBA. Ele marcou 19 pontos, 7 rebotes e 9 assistências. Mas, o MVP de toda a Copa do Mundo foi Dennis Schröder, que recebeu o prêmio de Carmelo Anthony.
Ao alcançarem as semifinais, Alemanha e Sérvia também garantiram vaga na disputa do torneio Olímpico de basquete masculino de Paris 2024, como dois melhores europeus.
Pelas Américas, EUA e Canadá foram os classificados. Obtiveram ainda suas vagas o Japão, o Sudão do Sul e a Austrália. A anfitriã França também está garantida, então restarão quatro vagas, que serão ofertadas para os campeões dos quatro Pré-Olímpicos, cada um deles com seis equipes na disputa.
O Brasil, por sua vez, caiu no quadrangular diante da Letônia e terá uma última chance no Pré-Olímpico.
HISTORIC ✍️
Dennis Schröder became the TISSOT MVP of the #FIBAWC 2023 👑#WinForDeutschland 🇩🇪 pic.twitter.com/VVTE9fV6um
— FIBA (@FIBA) September 10, 2023
Clique aqui e Acompanhe os detalhes do UFC 293.