Após o fim da temporada, Gregg Popovich se aposentou do cargo de treinador do San Antonio Spurs após 29 anos na franquia. Popovich se destaca por treinar as principais gerações do Spurs, além de ser mentor de lendas como David Robinson e Tim Duncan.
Popovich começou no Spurs como assistente técnico do treinador Larry Brown de 1988 até 1992, em 1994 retornou a franquia como diretor e posteriormente se tornou treinador principal do time. Em 1999, montou a equipe que conquistou o título inédito do Spurs. Em 2014, conquistou seu quinto e último título da NBA, vencendo por 4 a 1 o Miami Heat de LeBron James e Dwyane Wade.
Embora sua aposentadoria encerre uma carreira icônica, Popovich irá seguir em San Antonio como presidente da franquia. Em entrevista recente, o treinador declarou seu amor pelo time e o desejo de seguir apoiando a equipe na sua nova função.
“Embora meu amor e paixão pelo esporte permaneçam, decidi que é hora de me aposentar como técnico principal. Sou eternamente grato aos maravilhosos jogadores, técnicos, comissão técnica e torcedores que me permitiram servi-los como técnico principal do Spurs. Estou animado com a oportunidade de continuar apoiando a franquia, a comunidade e a cidade que são tão significativas para mim” – Gregg Popovich responde em entrevista.
Liderando a franquia, Popovich conquistou 1.422 vitórias na temporada regular, além de conquistar o prêmio de técnico do ano. Além disso, conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas de Tokyo.
Com a aposentadoria do lendário treinador, O San Antônio Spurs nomeou Mitch Jonhson para o cargo, que possuí mais de uma década de experiência na franquia. Jonhson era auxiliar técnico de Popovich e poderá assumir o time de forma efetiva na próxima temporada.
+Leia mais: Eliminação do Lakers gera incerteza sobre futuro de LeBron James