Rio-Niterói não sediará mais os Jogos Pan e Parapan-americanos de 2031. Durante a Assembleia Geral da Panam Sports, n última sexta-feira, em Santiago, no Chile, a capital paraguaia venceu a disputa. Assim, Assunção recebeu 28 votos contra 24 da dupla brasileira.
Leia mais: Arthur Elias divulga lista da Seleção Brasileira Feminina para os amistosos de outubro
Esta será a primeira vez na história que Paraguai vai sediar os Jogos Pan-Americanos. A candidatura do país destacou um projeto com estruturas esportivas voltadas a um raio de 30 minutos, incluindo um Estádio de Atletismo, uma nova Arena no Parque Olímpico e a Villa Pan-Americana. Anteriormente, o Brasil recebeu os Jogos em São Paulo 1963 e Rio 2007.
Buscando sediar o evento pela terceira vez, o país havia apostado no projeto Rio-Niterói. Ele contemplava o uso de instalações dos legados do Pan 2007 e dos Jogos Olímpicos de 2016. A ideia continha melhorias de infraestrutura, como a construção da linha 3 do metrô ligando as cidades, além do saneamento antecipado da Baía de Guanabara. Na capital do estado, havia a previsão de 39 modalidades, enquanto isso, em Niterói ocorreriam outras 20 modalidades.
Votação do Pan 2031: 52 votos e o desfalque dominicano
Na votação, 41 comitês olímpicos das Américas participariam. Assim, seriam totalizados 53 votos, visto que todos os países que já tiveram cidades que sediaram o Pan têm voto com peso dobrado, ou seja, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana, e Venezuela. Porém, o comitê dominicano não chegou a tempo da eleição em razão de problemas no voo para Santiago. Com isso, foram contabilizados 52 votos no total. Assunção havia concorrido na eleição do Pan de 2027 também, mas na época perdeu para a cidade de Lima, no Peru. A capital peruana ganhou por 28 a 24 votos e vai receber os Jogos pela segunda vez daqui a dois anos.
Siga a Sintonia Esportiva no Instagram! @sintoniaesportiva