A FIFA definiu nesta quinta-feira (23/01) as bases dos clubes que vão disputar o Mundial de Clubes 2025, nos Estados Unidos. O Fluminense terá como sede a cidade de Colúmbia, na Carolina do Sul, onde vai utilizar as instalações da University of South Carolina para seus treinamentos.
Após uma visita às sete bases disponíveis pela FIFA, os representantes do Fluminense decidiram o local com base em critérios técnicos e logísticos. O complexo, usado pelo Liverpool-ING na pré-temporada do ano passado, se destaca pela privacidade e pela satisfação das necessidades da comissão técnica.
O centro de treinamento é dedicado exclusivamente ao futebol, possuindo uma academia completa, quatro vestiários, sala de recuperação com crioterapia, sala de fisioterapia, auditório, área de convivência e estrutura de apoio em um espaço compacto, integrado ao campo de treino e sem a necessidade de grandes deslocamentos.
A escolha do local considerou, além da privacidade e do conforto, os deslocamentos mais curtos, o que facilitará a logística da delegação para as cidades em que atuará na primeira fase, com voos curtos para Nova York e Miami. A universidade está localizada a dez minutos do hotel onde a equipe ficará hospedada e a 18 minutos do aeroporto.
Caminho no Mundial
Classificado para o Mundial como campeão da Conmebol Libertadores 2023, o Fluminense é cabeça de chave do Grupo F e vai estrear na competição no dia 17 de junho, às 12h no horário local (13h de Brasília), contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, no MetLife Stadium, em Nova York. Na segunda rodada, o Tricolor enfrenta o Ulsan (COR), no dia 21 de junho, às 18h (19h de Brasília), no mesmo local. O Fluminense fecha a fase de grupos diante do Mamelodi Sundowns (AFS), dia 25 de junho, às 15h (16h de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
O torneio será disputado entre os dias 15 de junho e 13 de julho. Participarão 32 equipes, que foram divididas em oito grupos de quatro clubes que se enfrentam em turno único. Os dois melhores de cada chave se classificam para as oitavas de final, com toda a fase de mata-mata disputada em jogo único.