O Botafogo está eliminado da Copa Libertadores. A equipe brasileira foi derrotada pela LDU por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, 21 de agosto, no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, e deu adeus à competição continental nas oitavas de final. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o Glorioso não soube administrar a vantagem e sucumbiu diante de uma série de erros individuais e coletivos, culminando em uma derrota que interfere no planejamento do Glorioso para o restante do ano.
1º TEMPO: Espaços no meio e vantagem equatoriana
O primeiro tempo evidenciou a dificuldade do Botafogo em lidar com a estratégia da LDU e principalmente com a altitude. O time equatoriano explorou os espaços no meio-campo alvinegro, principalmente nas costas dos volantes Danilo e Marlon Freitas. Com isso, a LDU conseguiu criar jogadas de perigo e pressionar a defesa brasileira durante toda a primeira etapa.
Aos 7 minutos, a pressão surtiu efeito logo no início. Após uma falha de marcação no setor, Gabriel Villamil aproveitou a oportunidade e abriu o placar para os donos da casa. O gol deu ainda mais confiança à LDU, que continuou controlando o jogo. O Botafogo, por sua vez, mostrou pouca capacidade de reação e foi para o intervalo em desvantagem, com o resultado parcial levando a decisão para os pênaltis.
2º TEMPO: Reação, demora para mexer e pênalti decisivo
Na segunda etapa, o Botafogo voltou com uma postura mais ofensiva e conseguiu equilibrar a partida. No entanto, a equipe não conseguiu sustentar o bom momento e voltou a ceder espaços com o desenrolar dos 45 minutos finais do tempo regulamentar.
O técnico Davide Ancelotti demorou a fazer alterações, mesmo com o time demonstrando desgaste físico por conta da altitude. A LDU aproveitou a queda de rendimento do Botafogo e, aos 15 minutos, marcou o segundo gol com Alzugaray, em cobrança de pênalti que incendiou a partida.
Próximos Confrontos
- LDU: Classificada para as quartas de final, a equipe agora aguarda a definição de seu adversário na próxima fase da Copa Libertadores.
- Botafogo: Eliminado, o clube volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Corinthians no próximo domingo, 25 de agosto, às 16h, no Estádio Nilton Santos.