Botafogo e Peñarol medem forças nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, em confronto válido pelo jogo de ida das semifinais da Conmebol Libertadores. O time carioca, invicto há 12 partidas, busca superar suas melhores campanhas no torneio, enquanto os uruguaios, pentacampeões da competição, tentam romper uma seca de títulos que já dura quase quatro décadas.
Botafogo busca sua primeira final de Libertadores.
Líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo vive um dos melhores momentos de sua história e chega às semifinais da Libertadores determinado a conquistar sua primeira final no torneio continental com todo o apoio, alegria e vibração dos seus torcedores. A equipe comandada por Artur Jorge está invicta há mais de dois meses, somando 12 jogos sem derrota. Mesmo após um empate frustrante contra o Criciúma na última rodada do Brasileirão, em que sofreu um gol nos acréscimos, o clima no clube segue otimista.
Além da solidez defensiva, o time conta com o talento de jogadores como Thiago Almada e Savarino no ataque que vão orquestrar a criação de jogadas da equipe, além de uma base de jovens talentos. Para a partida contra o Peñarol, no entanto, o Botafogo terá que lidar com desfalques importantes, como o goleiro Gatito Fernández, suspenso, e Júnior Santos, que ainda não está apto fisicamente para retornar aos gramados.
Peñarol tenta encerrar longo jejum na Libertadores
Do outro lado, o Peñarol, tradicional clube uruguaio com cinco títulos da Libertadores, busca retomar sua glória no cenário continental. O time dirigido por Diego Aguirre eliminou o Flamengo com propriedade e domínio no confronto pelas quartas de final e chega motivado após três vitórias consecutivas. No entanto, o clube não conquista a Libertadores desde 1987 e enfrenta a pressão de seus torcedores para quebrar esse longo jejum e aumentar ainda mais número de títulos continentais da equipe uruguaia..
Para o confronto com o Botafogo, o Peñarol não poderá contar com Javier Cabrera, um dos destaques da equipe, que está lesionado e, certamente, fará falta a equipe. A dúvida no time uruguaio reside na formação do meio-campo, onde Aguirre pode optar por Baez para fortalecer o setor defensivo ou recuar Darias, que tem se destacado. A grande questão que se aguarda nesse duelo se trata da postura que será adotada pelo treinador uruguaio para tentar frear o time da estrela solitária e levar o confronto com chances favoráveis ou equilibradas para a decisão na partida de volta.
Histórico de confrontos entre Botafogo e Peñarol
Botafogo e Peñarol têm um histórico de confrontos acirrados na história de participação na Copa Libertadores, única competição que os clubes se enfrentaram até hoje. Foram 4 jogos com 3 empates e 1 vitória do time brasileiro.. Na competição continental, os dois clubes já se enfrentaram em fases eliminatórias anteriormente, com partidas sempre equilibradas e muito acirradas sempre que as equipes se cruzaram dentro das competição ao longo doa anos de história. O Botafogo, atuando em casa no Estádio Nilton Santos tentando definir a eliminatória logo na primeira partida, buscando manter o bom retrospecto em seus domínios, enquanto o Peñarol tenta superar o desafio de jogar no Brasil, onde historicamente não tem bons resultados.