Cabo Verde faz história em Praia! Em jogo válido pela Última Rodada do Grupo D das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo, os tubarões azuis enfrentaram a seleção de eSwatini, a antiga Suazilândia, precisando de um empate para carimbar a classificação, porém, o resultado por 3 a 0 garantiu a seleção para a Copa do Mundo pela primeira vez em sua história!
Líder do Grupo D, Cabo Verde, porém, começou a partida com a confiança baixa, pois empatou com a seleção de Líbia em 3 a 3, no estádio 11 de Junho, em Trípoli. Em contrapartida, Dailon Livramento, Willy Semedo e Stopira marcaram para os Tubarões Azuis, garantindo assim a vaga no Mundial de 2026 no Estádio Nacional de Cabo Verde, em Praia, em jogo que você acompanhou aqui na Sintonia Esportiva.
No entanto, os cabo-verdianos buscaram a vitória e abriram o placar aos três minutos da segunda etapa com Livramento. O centroavante aproveitou bola sobrada na área e colocou para o fundo das redes.
Seis minutos depois, Semedo ampliou para o time da casa. Para selar a festa, Stopira fechou a contagem nos acréscimos: 3 a 0 Cabo Verde.
Cabo Verde é a 22ª seleção classificada para a competição, mas, nunca antes tinha disputado uma Copa do Mundo. Além dos cabo-verdianos, outras quatro seleções africanas já estão garantidas na Copa de 2026: Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia. A última rodada das Eliminatórias da África terá jogos nestas segunda e terça-feira para determinar os classificados finais.
Os quatro melhores segundos colocados, entre os nove grupos, irão disputar a repescagem Continental, que irá determinar o representante africano na Repescagem Mundial da Fifa.
Ainda há vagas! Veja quais são as seleções classificadas para Copa do Mundo de 2026 e quais vagas restam:
- Confederação de Futebol da América do Norte, América Central e Caribe – CONCACAF (seis vagas): Canadá, Estados Unidos e México (países-sede).
- Confederação Africana de Futebol – CAF (nove vagas): Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia.
- Confederação Asiática de Futebol – AFC (oito vagas): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália.
- Confederação Sul-Americano de Futebol – CONMEBOL (seis vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.
- Confederação de Futebol da Oceania – OFC (uma vaga): Nova Zelândia.
- Associação Europeia de Futebol – UEFA(16 vagas): nenhuma definida ainda.