Rio de Janeiro, por Victor Rockenbach e Taylor Leão – Na manhã deste sábado (12/08), o Vasco da Gama lançou a Exposição Centenário Camisas Negras. O evento teve sua estreia hoje, e estará aberta ao público até o dia 20/08/2023 no Espaço Experiência, dentro de São Januário (Av. Roberto Dinamite, 10 – Vasco da Gama).
O Uniforme que foi símbolo da quebra do preconceito contra atletas Negros no Futebol Carioca, completou 100 anos, e recebeu uma exposição ao público dos materiais que renderam o primeiro título do Rio de Janeiro ao Cruzmaltino.
Dentre os acessórios, utensílios da época e que marcaram época no Club de Regatas Vasco da Gama. E apesar do tempo, as chuteiras clássicas, Uniformes oficiais de 1923 e exposição de títulos regionais, nacionais e internacionais estavam bem conservadas.
O clube recebeu a presença de sócios torcedores e moradores do bairro Vasco da Gama, que ficaram admirados com a exposição.
Exposição do uniforme Camisas Negras: A oportunidade das novas gerações conhecer o valor do Vasco
De acordo com Jorge Salgado, Presidente do Vasco da Gama, o clube acerta em fazer a exposição dos Camisas Negras, abrindo uma “nova era ética” no combate ao Racismo e o Preconceito Social, quais já eram combatidos pelo Vasco desde o início do Século XX.
Veja o vídeo de boas vindas do Presidente Salgado aos convidados, colaboradores e a imprensa presente em São Januário:
No Site Oficial do Club de Regatas Vasco da Gama, foi publicado ao meio-dia um manifesto sobre o Centenário dos Camisas Negras. No texto, é enfatizado o elenco vascaíno de 1923 como um marco na luta contra a Segregação Racial no Brasil.
Até àquele momento, somente clubes com jogadores ligados à Elite Carioca poderiam montar elencos. Entretanto, o Vasco quebrou as regras e montou um clube com Negros, Operários e Imigrantes; fato que resultou na desfiliação da AMEA.
Mas, com o apelo da Torcida, a AMEA foi forçada a readmitir o Vasco nas competições oficiais do Futebol Carioca, e que atualmente a luta Cruzmaltina está presente no direito em jogar no Maracanã.
Veja abaixo a nota de Manifesto do Club de Regatas Vasco da Gama:
Acompanhe também as fotos do evento:
Leia mais notícias em nosso site: radiosintoniaesportiva.com.br