O Técnico Carlo Ancelotti foi apresentado oficialmente como novo treinador da Seleção Brasileira na tarde de hoje na sede da CBF no Rio de Janeiro. O novo comandante da ‘Canarinho’ convocou 25 jogadores pra a disputa das duas próximas rodadas das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026, contra Equador em Guayaquil e Paraguai em São Paulo.
Aos 65 anos, o ex-comandante do Real Madrid assume o desafio de liderar a equipe pentacampeã mundial rumo ao tão almejado hexacampeonato na mundial do ano que vem na América do Norte.
Durante a coletiva, Ancelotti expressou entusiasmo com a oportunidade:
“Assumo com prazer a responsabilidade de dirigir a seleção mais laureada da história do futebol. Nosso objetivo é claro: conquistar o Mundial de 2026.”
O treinador anunciou sua primeira convocação, destacando o retorno de Casemiro volante do Manchester United, elogiado por sua liderança e comprometimento.
“Casemiro possui carisma, personalidade e talento. Esses são atributos fundamentais para o grupo que estamos formando”, afirmou.
A lista também trouxe a surpresa da inclusão de Antony, do Real Betis, enquanto Neymar do Santos e Rodrygo do Real Madrid ficaram de fora por questões físicas. Questionado sobre o estilo de jogo que pretende implementar, Ancelotti foi direto:
“Se o Brasil vai jogar como o Real Madrid? Depende. Se for como o da temporada passada, sim; como o desta, não.”
Ancelotti também abordou sua relação com a Seleção Italiana, esclarecendo que nunca recebeu uma proposta para comandá-la:
“Por que não fui para a Itália? Porque nunca me chamaram. A história mostra que o Brasil é a melhor seleção do mundo, com cinco títulos, e agora me escolheu para buscar o sexto.”
A convocação marca o retorno de Casemiro volante do Manchester United, titular nas últimas duas Copas do Mundo, que estava ausente da Seleção desde outubro de 2023. Por outro lado, Rodrygo, desgastado fisicamente, e Endrick, machucado, são desfalques.
Antes da convocação, Ancelotti foi apresentado, disse estar realizando um sonho e destacou a convivência que teve com diversos jogadores brasileiros ao longo das carreiras como técnico e jogador. Ele recebeu uma mensagem por vídeo de Carlos Alberto Parreira e, presencialmente, foi abraçado e ganhou um agasalho de Luiz Felipe Scolari.
Junto com o treinador italiano chegam os auxiliares Paul Clement e Francesco Mauri, o auxiliar e preparador físico Mino Fulco e o analista de desempenho Simone Montanaro. Cristiano Nunes, preparador físico do Atlético-MG, também fará parte da comissão técnica.
Confira lista completa de convocados
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr), Hugo Souza (Corinthians);
- Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Alexsandro (Lille), Beraldo (PSG), Carlos Augusto (Inter de Milão), Danilo (Flamengo), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Vanderson (Monaco), Wesley (Flamengo);
- Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Andrey Santos (Strasbourg), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Ederson (Atalanta), Gerson (Flamengo);
- Atacantes: Antony (Betis), Estêvão (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Vini Júnior (Real Madrid).