Não é de hoje que as entidades do futebol mundial, como FIFA, UEFA e CONMEBOL, vêm trazendo novidades para o futebol, como o VAR, a mudança da regra de impedimento e a mudança de 3 para 5 substituições em partidas oficiais. Agora, a CONMEBOL, preocupada com casos de traumatismo e concussão cerebral, irá trazer uma novidade para a Copa América que promete dar o que falar nos gramados da América do Sul na competição que acontecerá do dia 20 de Junho a 14 de Julho. Trata-se do Cartão Rosa, que será utilizado para permitir a substituição de um jogador que sofra trauma na cabeça e precise sair de campo, uma sexta substituição.
Leia a nota emitida pela CONMEBOL sobre o Cartão Rosa:
“A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL anunciou que, além das cinco mudanças por equipe autorizadas pelo regulamento, uma sexta mudança em potencial será acrescentada para cuidar da saúde dos jogadores.
Essa é uma substituição extra em caso de suspeita de traumatismo craniano e concussão cerebral. Para isso, o árbitro principal ou o quarto árbitro deverá ser informado, e um cartão rosa será utilizado.
É importante lembrar que o cartão rosa não terá efeito se a quinta substituição, a última permitida, for realizada junto com essa. Ou seja, é necessário que a equipe não tenha realizado todas as mudanças antes dessa substituição adicional. Essa substituição adicional já é utilizada no Campeonato Brasileiro, mas até então sem a existência de um cartão específico por parte da arbitragem.
A entidade ainda destacou que o jogador substituído sob o novo regulamento deverá ser encaminhado diretamente para o vestiário ou para o centro médico. O atleta em questão não poderá retornar para o campo, nem participar de uma possível disputa de pênaltis.