O desempenho do futebol, gaúcho em 2021, considerando o Brasileirão Série A, não tem necessariamente empolgado o torcedor. Talvez a grata surpresa seja a campanha do Juventude. Mesmo irregular, o time de Caxias do Sul dá sinais claros de que deve permanecer na elite para 2022, o que era visto com bastante desconfiança no início da temporada já que o clube conquistou o acesso “aos trancos e barrancos”.
Triunfos sobre Flamengo, Santos e até mesmo o mais recente empate diante do Palmeiras são mostras de que o time está superando as expectativas dos torcedores jaconeiros e até da imprensa.
É bem provável que os torcedores colorados estejam decepcionados com o time em 2021. Depois de ver o elenco terminar a temporada 2020 como vice-campeão brasileiro, o indicativo é de que o atual Brasileirão seria empolgante. No entanto, não é o que vem acontecendo.
A temporada para o Colorado começou bem conturbada com o trabalho do espanhol Miguel Ángel Ramírez sendo contestado a todo momento, até que a manutenção de sua comissão técnica ficou insustentável.
Veio Diego Aguirre e o desempenho dele até é bem aceito, porém, boa parte da torcida ainda desconfia de que o time possa galgar algo a mais no certame. O time vinha de uma boa sequência de invencibilidade até perder para o Galo Mineiro. Este fato é aceitável, considerando a qualidade do adversário e que ele é o líder disparado. No entanto, empatar sem gols com o Ceará decepcionou muita gente.
Já o Grêmio é o time gaúcho em situação mais crítica. Começou o Brasileirão com Tiago Nunes e depois promoveu o retorno do multicampeão Felipão. Mas, o Tricolor ainda não saiu do Z-4 e já nos encaminhados para a segunda metade do segundo turno. O tempo é curto e a reação precisa ser imediata.
Talvez uma das maiores decepções da temporada seja o desempenho de Douglas Costa. A torcida esperava muito mais dele. Chegou precisando se readaptar ao futebol brasileiro, sofreu lesão e está novamente buscando espaço no time. Os gremistas ainda aguardam rever o camisa 10 que revelaram para o mundo.