A Conmebol anunciou nesta segunda-feira (28) que Lima, capital do Peru, sediará a final da Copa Libertadores de 2025. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, oficializou a escolha e destacou o retorno da cidade a uma decisão continental, seis anos após receber a histórica final entre Flamengo e River Plate, em 2019.
+ EXCLUSIVA: Carlo Ancelotti deve ser o novo treinador da Seleção Brasileira
A tendência é que o jogo aconteça no Estádio Monumental “U”, do Universitario, que tem capacidade para 80.093 torcedores e recebeu a final de 2019. No entanto, o Estádio Nacional de Lima, mais moderno e localizado em área central da cidade, também aparece como opção. O local comporta aproximadamente 50 mil pessoas e costuma receber partidas da seleção peruana.
Desde que implementou o modelo de final única, a Conmebol alterna a sede da decisão entre diferentes países. Veja o histórico:
-
2019 – Estádio Monumental, Lima (Flamengo 2×1 River Plate)
-
2020 – Maracanã, Rio de Janeiro (Palmeiras 1×0 Santos)
-
2021 – Estádio Centenário, Montevidéu (Palmeiras 2×1 Flamengo)
-
2022 – Estádio Monumental Banco Pichincha, Guayaquil (Flamengo 1×0 Athletico-PR)
-
2023 – Maracanã, Rio de Janeiro (Fluminense 2×1 Boca Juniors)
-
2024 – Estádio Monumental de Núñez, Buenos Aires (Botafogo 3×1 Atlético-MG)
Com a definição de Lima, a Conmebol mantém a estratégia de utilizar estádios históricos e de grande capacidade para a decisão da principal competição de clubes da América do Sul.
Nesta edição, Botafogo, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Bahia, Internacional e Fortaleza representam o Brasil no torneio continental.
Como foi a final da Libertadores 2019 em Lima
A final de 2019 ficou marcada como uma das mais emocionantes da história da Libertadores. O River Plate abriu o placar ainda no primeiro tempo com um gol de Rafael Borré e se segurou durante quase toda a partida. No entanto, o Flamengo reagiu nos minutos finais: Gabigol empatou aos 44 minutos da etapa final. Posteriormente, o então camisa nove virou o jogo aos 46, em uma reação que ficou marcada para todos os flamenguistas.
Sendo assim, com o título, o Flamengo encerrou um jejum de 38 anos sem conquistar a competição continental. A decisão, que teve público superior a 70 mil torcedores no Estádio Monumental “U”, foi a primeira realizada em jogo único, marcando uma mudança importante no formato da Libertadores.