De contratação do ano de 2023 ao desfalque de luxo e decepção do São Paulo, este foi James Rodríguez até o presente momento no Tricolor Paulista. Desde que chegou em julho do ano passado, foram apenas 22 jogos disputados com a camisa do soberano, sendo a maioria como reserva vindo do banco. Nessas participações, foram 2 gols e 4 assistências, números fracos para justificar o alto investimento que o colombiano representa para a equipe.
O meia colombiano tem vínculo com o São Paulo até meados de 2025, mas a relação com o clube deve ser encurtada. Fora dos planos do técnico Luis Zubeldía, que só utilizou o jogador por poucos minutos no clássico contra o Palmeiras, o meio-campista também deseja ser negociado.
Estima-se que desde o início do contrato, o São Paulo já tenha desembolsado mais de R$15 milhões entre salários, luvas e direitos de imagem do meia ofensivo. Entendendo que o investimento é muito alto para não contar com o jogador devido a tantas lesões, o São Paulo conta com uma boa atuação de James na Copa América pela seleção da Colômbia.
A Copa América deste ano será realizada nos Estados Unidos, entre 20 de junho e 14 de julho. Espera-se que James Rodríguez seja chamado para representar a seleção colombiana.
Caso a convocação se confirme, o São Paulo acredita que boas atuações de James podem atrair o interesse de outros clubes, facilitando uma negociação no meio do ano. Essa é a esperança da diretoria do Tricolor para que o colombiano não se torne um novo Daniel Alves e traga prejuízo aos cofres do clube a longo prazo.