Um clássico que tinha tudo pra ser uma fria, principalmente pela Neve Intensa que atingiu a cidade de Liverpool. Entretanto, Liverpool e Manchester United fizeram um clássico quente e eletrizante demais.
A partida contou com quatro gols na segunda etapa, em jogo da 20ª rodada da Premier League. Gakpo e Salah marcaram para os Reds, enquanto Lisandro Martínez e Diallo fizeram os gols do United.
Antes da bola rolar, o risco da partida ser suspensa pela neve
A Nevasca que caiu durante a noite de sábado (4/01), ameaçou atrapalhar o clássico entre Liverpool x Manchester United marcado para este domingo (5/01), no estádio Anfield. Apesar da camada de neve que cobriu a região, o jogo foi confirmado para começar às 13h30. O estádio do Liverpool fica em Merseyside, onde uma grande nevasca caiu e deixou as ruas e casas cobertas de branco.
Fotos aéreas do Anfield mostram a cobertura, as arquibancadas e o campo cobertos de neve.
De acordo com o portal GE e o Repórter da ESPN, Renato Senise, mesmo com a grande camada de neve, a organização da Premier League foi ágil e conseguiu limpar as camadas de gelo no gramado e nas ruas de Anfield.
Em campo, um primeiro tempo tão frio quanto o clima de 1ºC
Nos primeiros 45 minutos, tanto os Reds quanto os Red Devils deram preferência à marcação alta e individual, diminuindo radicalmente as oportunidades de gol.
Os goleiros Onana e Alisson apareceram bem nas melhores chances, fechando as metas do Anfield.
As marcações mais cerradas atrapalharam as ações de Bruno Fernandes e Luis Díaz (Foto – Liverpool), que sempre estavam bem marcados pelos defensores.
Os melhores lances do Liverpool aconteceram nos primeiros minutos. Aos 13, Cody Gakpo recebendo da direita e tocando uma rosca que passou rente à trave esquerda. Aos 15, Mo Salah recebe na Direita e lança Alexis Mac Allister, que chuta em cima de Onana.
O melhor lance do Manchester United aconteceu aos 42 minutos, com Rasmus Højlund recebendo ligação direta, e cara a cara ele chuta, forçando o goleiro Alisson defender à queima roupa.
Mas no segundo tempo, a partida pega fogo e fica com cara de Premier League
Se o primeiro tempo foi gelado, a segunda etapa foi bem diferente. Todos os ingredientes vieram graças ao golaço marcado por Lisandro Martínez com aos sete minutos.
O argentino recuperou bola no campo de ataque, entregou para Bruno Fernandes, que cortou os defensores no bico da área direita e repassou para Martínez, que foi para a área para receber bom passe e finalizar com força para abrir o placar.
Sete minutos depois, foi a vez de Gakpo fazer outro golaço. O Liverpool se lançava ao ataque. Após lançamento errado de Diogo Dalot, Gravenberch acerta um passe de primeira para Mac Allister, que faz um lançamento que corta a defesa do United e acha o holandês, que fuzila sem chances pra Onana.
Aos 25 minutos, o árbitro marcou pênalti após toque de mão de De Ligt na área. Mohamed Salah converteu a cobrança e fez o gol da virada, confirmando retrospecto de carrasco de Mohamed Salah contra o Manchester United. Contando com o clássico deste domingo, são 18 jogos do atacante contra o rival do Liverpool até aqui, com 16 gols marcados. É o time que o egípcio mais fez gols na carreira.
Tudo era festa em Anfield neste momento. No entanto, dez minutos depois, Diallo aproveitou boa jogada de Garnacho e empatou novamente a partida.
Nos minutos finais, o Manchester United chegou a pressionar e poderia virar a partida, todavia não virou o jogo pois Maguire desperdiçou uma chance incrível no último lance.
Na Tabela, Liverpool segue líder e Manchester United amarga
Com o empate, o Liverpool vai a 46 pontos, e apesar de não vir a vitória, no entanto, os reds se mantém na liderança, e ficam a seis pontos do vice-líder Arsenal, na tabela de classificação da Premier League.
Os Reds ainda têm um jogo a menos, contra o Everton, para fazer. O Manchester United chega aos 23 pontos e assume a 13ª colocação.