Na noite desta quinta-feira, 9, o Coelho recebe o Tricolor Paulista no Estádio Independência, na capital mineira, em clima de decisão por outro feito inédito nos seus 109 anos de história: a presença no maior torneio sul-americano: a Conmebol Libertadores. Com 50 pontos, o time americano possui a terceira melhor campanha do returno na Série A, detendo 31 pontos em 18 jogos.
A princípio, o futebol brasileiro tinha sete vagas na Libertadores de 2022, para o campeão da Copa do Brasil e os seis primeiros do Brasileirão. Com a conquista do Athletico e do Palmeiras nas competições sul-americanas, o país terá nove representantes na próxima Libertadores. Assim, os três pontos conquistados sobre o soberano colocará o time da capital mineira na fase prévia da Libertadores, possivelmente junto ao Fluminense, que deve pontuar contra a fraca e rebaixada Chapecoense. No returno, o América Mineiro consolidou a parte defensiva sofrendo apenas três derrotas e assegurando como a terceira melhor defesa (15), atrás de Flamengo (14) e Santos (14).
Para o confronto, o técnico Marquinhos Santos contará com os retornos do zagueiro Ricardo Silva e o meia Alê, que devem retornar a equipe titular. No entanto, o volante Lucas Kal e o lateral Marlon são desfalques certos. Juninho Valoura e João Paulo são os mais cotados para ocuparem as vagas.
O adversário, comandado por Rogério Ceni, necessita da vitória para sonhar em vaga na prévia da Libertadores. Miranda, Arboleda e Luciano são desfalques, porém a boa notícia é o retorno de Luan, que foi relacionado para a despedida do clube paulista na competição em Belo Horizonte.
Provável América-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e João Paulo; Juninho, Juninho Valoura e Alê; Ademir, Felipe Azevedo e Zárate.
Provável São Paulo: Tiago Volpi, Igor Vinícius, Bruno Alves, Léo e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Gabriel, Igor Gomes e Marquinhos; Rigoni e Calleri.
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos e Lorival Cândido das Flores (RN)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Quarto árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Fonte: GE