Fluminense derrota o Palmeiras em pleno Allianz Parque com gol de Serna e encerra o ano de 2024 com classificação para a próxima Sul-Americana.
Se falassem para o torcedor tricolor, que o Fluminense derrotaria um Palmeiras ainda brigando por título e garantiria uma vaga na Sul-Americana, o torcedor diria que era um roteiro de Hollywood. Porém, a verdade é que isso realmente aconteceu, na tarde deste domingo (8), 16hrs da tarde. Por protocolo, Ramon Abatti Abel só pôde autorizar o início da partida quando todos os outros jogos estivessem alinhados. Era uma norma da CBF, que tinha feito a mesma coisa na última rodada do Brasileirão Série B.
Primeiro tempo:
O Fluminense se sentiu à vontade no Allianz Parque para buscar sua permanência na elite do futebol brasileiro e fez um bom ótimo tempo. Parecia que os comandados de Mano Menezes eram o mandante da partida, com seus torcedores apoiando desde o minuto inicial. O Tricolor das Laranjeiras logo nos primeiros minutos, conseguiu uma bola no travessão, com desvio de cabeça do zagueiro Thiago Silva, capitão do Fluzão. A Sociedade Esportiva Palmeiras tentava reagir, principalmente com o talento de Estêvão Guilherme, até mesmo nas cobranças de falta do Raphael Veiga, mas não foram úteis de curto prazo. O gol do Fluminense primeiramente começou na escolha de Mano Menezes, em deixar Ganso no banco, pra manter Nonato no time titular. Foi de Nonato o passe na ponta-direita, para Serna driblar facilmente Vanderlan e Murilo, assim, finalizando rasteiro, no canto canhoto de Weverton, que nada pôde fazer.
O gol de Serna, o terceiro dele com a camisa do Fluminense, desanimou demais o Alviverde no primeiro tempo, por mais que a torcida tentasse motivar, o time da casa não conseguiu produzir mais nada depois do gol dos tricolores.
Segundo tempo:
Abel Ferreira decidiu mudar, tirando Aníbal Moreno e colocando o ídolo Dudu em campo, na sua possível despedida. No primeiro lance do segundo tempo, Estêvão, sempre ele, driblou com facilidade Gabriel Fuentes e Martinelli, pra fazer um cruzamento preciso na cabeça de Flaco, que cabeceou com estilo, mas Fábio fez uma ótima defesa, espalmando pra linha de fundo. O Palmeiras pressionava demais a equipe do Fluminense, até que mais um cruzamento da revelação do Brasileirão 2024, Estêvão, a zaga do Tricolor das Laranjeiras afasta mal e sobra pra Vanderlan, o lateral recebe em boa condição e finaliza de primeira, a bola bate no canto da trave canhota de Fábio e morre no fundo do gol. Euforia alviverde, mas logo rechaçada, impedimento de Dudu, bem marcado, que tinha disputado com Thiago Santos no alto. A Sociedade Esportiva Palmeiras abusou do famoso chuveirinho, bola lançada pra área, esperando que os atacantes cabeceassem pra dar trabalho a Fábio. Só que o time de Mano Menezes estava mais propenso aos contra-ataques, que faziam com maestria, com Arias puxando sempre as investidas do Fluminense.
Nos 15 minutos finais, a proposta do Flu era clara, se defender a todo custo, isso porque o Athletico estava perdendo pro Atlético-MG e o Bragantino goleava o Criciúma em seus domínios. Naquela situação de tabela, além de escapar do rebaixamento, o Fluminense estava entrando na zona de classificação a próxima Sul-Americana, algo impensável antes da partida começar. E pra ilustrar bem isso, Manoel entrou no lugar de Nonato, deixando o time com 3 zagueiros. Só que o Palmeiras deixava muito espaço na intermediária, tanto que Lima aos 30 minutos, bateu bem de fora da área, pra defesa em dois tempos de Weverton. Com a entrada de Keno, uma peça ofensiva, o Flu teve a última boa chance da partida, em contra-ataque puxado por Arias, que serviu bem Keno, chegando na grande área e finalizou bem, mas parou na boa defesa do guarda-redes alviverde. Após o apito final, a cena foi de alívio do elenco tricolor, com direito a Thiago Silva percorrendo todo o gramado de joelhos.
“Um alívio, sabíamos que seria difícil. No começo do ano nem passava na nossa cabeça. Alguns erros lá atrás causaram isso. Conseguimos a permanência na Série A depois da Libertadores e Recopa. Não dava para terminar rebaixado. Agora, diretoria precisa organizar e evitar alguns erros para dar tudo certo em 2025. Entrega máxima. Achamos que íamos ganhar, também, mas precisa de algo a mais. Pecamos no início de Brasileiro, faltou. Agora, demos passo mais forte.” – disse Lima, jogador do Fluminense, no final da partida.
“Fica um vazio no peito, o mais importante era o título. Sempre busco os individuais. Deus sabe de tudo. Vamos seguir que ano que vem tem mais. Cara, a gente pecou num momento que não podíamos, fizeram o gol numa transição. Pecamos na eficiência. Não conseguimos sair com a vitória, demos o máximo. Com 17 anos, estou vivendo algo inesquecível para mim. Amadurecendo cada vez mais, só agradecer.” – disse Estêvão, jogador do Palmeiras, no final da partida.
Público e renda:
Público: 34.571 torcedores.
Renda: R$ 3.522.940,16.
Posição final do Fluminense no Campeonato Brasileiro Série A 2024:
O Fluminense foi a 46 pontos e terminou em 13º lugar, garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana.
Posição final do Palmeiras no Campeonato Brasileiro Série A 2024:
O Palmeiras ficou com 73 pontos, terminando com o vice-campeonato do Brasileirão Série A, vide que o Botafogo se sagrou campeão com 79 pontos. Com isso, o Palmeiras irá de forma direta a fase de grupos da Conmebol Libertadores 2025.