Nessa quinta-feira (29), a UEFA realizou o sorteio da primeira fase da UEFA Champions League 2024/2025, que marca uma nova era no torneio interclubes mais famoso do mundo. A competição não terá uma fase de grupos com 32 equipes para a definição dos classificados, e sim uma tabela única com os 36 times.
Como vai funcionar??
Cada clube vai ter oito partidas cada nessa parte inicial; sendo quatro em casa e quatro fora que definirão as posições de classificação. Quem terminar essa fase do 1° ao 8° colocado, se classificam diretamente para o mata-mata da Champions. Do 9º ao 24º se enfrentam em um Playoff para garantir os outros oito times nas oitavas de final. Os eliminados nesse Playoff, ganham vaga na Europa League.
Os times que ficarem da 25ª posição até a última no geral, serão eliminados do torneio.
Nas eliminatórias, os times de repescagem enfrentam os classificados direto e daí em diante é do jeito que você já conhece: jogos de ida e volta, sem gol qualicado com os placares dos dois jogos definindo quem for avancando. A final seguirá sendo disputada em partida única em campo neutro. O formato foi estabelecido também na Liga Europa e na Conference League respectivamente.
Isso, segundo a entidade trouxe (e touxe mesmo) mais confrontos entre as equipes mais fortes do velho continente e é conssequência da Superliga Europeia que foi o projeto de uma possível competição anual de futebol de clubes planejada para ser disputada por um grupo exclusivo de clubes europeus de ponta, destinada a rivalizar com a Liga dos Campeões da UEFA.