A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou o projeto de lei que sugere a alteração do nome da estação Maracanã do metrô para Estação Rei Pelé – Maracanã na última quarta-feira (4). Essa foi a primeira votação do plenário sobre o tema. Em março de 2021, a Alerj também aprovou a mudança de nome do estádio para Rei Pelé. Entretanto, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, não aprovou a mudança.
O deputado Rosenverg Reis (MDB) é autor desta medida e presta homenagem a um dos maiores ídolos da história do futebol mundial pouco mais de três anos após a morte do ex-jogador. Além disso, vale lembrar que Pelé morreu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, devido a complicações relacionadas ao câncer de cólon.
Inclusive, o político ofereceu destaque a relação história entre o ex-atleta e o Estádio do Maracanã, que fica ao lado da estação. Grandes momentos da carreira de Pelé aconteceram no lugar, como por exemplo o milésimo gol dele. Outro lance foi a jogada que deu origem à expressão “Gol de Placa”.
“Diante da grandiosidade do estádio e da importância de Pelé para o futebol mundial, nada mais justo do que dar o nome do Rei à estação que leva os torcedores até esse palco histórico”, afirmou Reis.
Por regra, o texto ainda passará por uma segunda votação em plenário antes de seguir para análise do governador. Depois, o chefe do Poder Executivo Estadual poderá decidir por sancionar ou vetar a medida. Assim, em caso de aprovação em definitivo, o novo nome passará a integrar a sinalização oficial do metrô e os registros públicos do sistema de transporte.
+ Leia mais: Príncipe William foi ao Maracanã em evento dedicado à sustentabilidade
Siga o Sintonia Esportiva no Instagram! @SintoniaEsportiva





