Os fãs de automobilismo mais saudosistas sonham com o retorno da maior categoria de automobilismo mundial no Rio de Janeiro, e pode se tornar realidade o mais breve possível.
O prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, está em tratativas com os representantes das Associações de Moradores da Zona Sul e do Centro da capital fluminense.
A expectativa da Prefeitura é negociar com os moradores, a fim de garantir a liberação para as obras de um circuito de rua. Entretanto, o prognóstico de inauguração do autódromo duraria de três a cinco anos, para sediar um novo GP no calendário da Fórmula 1.
Rio quer receber a nova etapa da F1: O GP da América do Sul
Caso o circuito de rua saia do papel, a cidade maravilhosa almeja receber o Grande Prêmio da América do Sul. O Fim de Semana da Velocidade no Rio aconteceria uma ou duas semanas antes do GP São Paulo, anteriormente conhecida como Grande Prêmio do Brasil.
Este evento estaria previsto para acontecer pela primeira vez entre 2028 a 2030.
A última aparição da F1 no Rio
O Circo da Fórmula 1 desembarcou na cidade maravilhosa pela última vez no autódromo de Jacarepaguá, há 36 anos.
Apesar de ser um marco do esporte a motor, o Autódromo Nelson Piquet foi marcado negativamente por um acidente trágico que ocorreu durante os testes no fim de semana da realização do GP.
A corrida abriu a temporada 1989 e foi vencida por Nigel Mansell em sua estreia na Ferrari, com o modelo 640 – o primeiro carro na história com o qual o piloto mudava as marchas sem tirar as mãos do volante, por pás logo atrás da direção.
Embora Mansell tenha vencido tal corrida, no restante da temporada não se entendeu mais com o carro.
Enquanto as tratativas continuam, veja como seria o circuito de rua no RJ no Mod da F1 2021 em vídeogame