Para aumentar a competitividade na Copa do Mundo e estimular os confrontos entre seleções de continentes diferentes nos próximos anos, a FIFA irá criar um torneio amistoso entre as seleções. Inspirada na Liga das Nações da UEFA, a entidade máxima do futebol mundial tem, como estratégia, realizar a competição nas janelas de março em anos pares.
O torneio amistoso, que terá o nome de “Fifa World Series”, é uma forma encontrada pela FIFA para acabar com a dificuldade das seleções, principalmente os sul-americanos, em marcar amistosos com os europeus.
Entre as Copa de 2018, na Rússia, até a atual, sul-americanos e europeus se enfrentaram em 15 oportunidades, a menor número desde 1954. O Brasil, por exemplo, só voltou a encontrar uma seleção do Velho Continente na sua estreia na edição Catar-22, quando venceu a Sérvia por 2 a 0. Já a Argentina só conseguiu enfrentar a Itália, que não disputa a Copa pela segunda vez consecutiva, por causa da ‘Finalíssima’ criada em parceria entre Conmebol e Uefa.
O “FIFA World Series” será melhor elaborado no ano que vem. Caso seja realmente concretizado, sua primeira edição aconteceria em 2024.