A Itália vai disputar a repescagem das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA de 2026, na América do Norte. Neste domingo (16), os tetracampeões mundiais foram goleados pela Noruega, por 4 a 1, em Milão, na própria Itália, pela última rodada das Eliminatórias da Europa. Assim, a Azurra, que ficou de fora das últimas duas edições, vai ter que disputar a repescagem de olho no torneio mundial do próximo ano.
Agora, na edição de 2026, que será sediada no Canadá, Estados Unidos e México, a seleção italiana pode ficar mais uma vez fora da Copa do Mundo. Inclusive, no próximo ano haverá um número maior de equipes disputando a competição. Até 2022, 32 seleções participavam do torneio. Já, em 2026, 48 seleções estarão na América do Norte em busca da taça mais cobiçada do mundo do futebol.
Para participar da Copa do Mundo de 2026, Itália disputará repescagem pela terceira vez seguida
Consequentemente, para alcançar o objetivo de ter uma das vagas na Copa, na repescagem a Itália vai precisar vencer um playoff como uma espécie de semifinal e final contra outras três seleções europeias. Portanto, haverão quatro playoffs e o vencedor de cada um desses se classifica para o Mundial, de acordo com o regulamento,
Depois de cair na fase de grupos das Copas do Mundo de 2010, na África do Sul, e de 2014, no Brasil, a seleção italiana protagonizou decepções ainda maiores nos anos seguintes. Em 2018, os tetracampeões precisaram jogar a repescagem e caíram diante da Suécia. Ali, junto a 1930 e 1958, o Mundial da Rússia foi apenas a terceira edição sem a presença dos italianos. Porém, a quarta ausência veio justamente no ciclo seguinte, em 2022. Badalada, após o título da Eurocopa de 2021, a Itália fez outra campanha negativa nas Eliminatórias. Depois, foi para a repescagem e perdeu nas semifinais do playoff para a Macedônia do Norte.
+ Leia mais: Vitória histórica garante Irlanda na repescagem da Copa do Mundo
Siga o Sintonia Esportiva no Instagram! @SintoniaEsportiva



