O clube mineiro chega na série b, após perder a final da série C para o Volta Redonda, com 2 atacantes já conhecidos no futebol brasileiro. Os dois reforçam ao Athletic “sem custos”, sendo um chegando por recisão e o outro por empréstimo.
Thiago Galhardo, já com 35 anos, acumula passagens por Vasco, Ceará, Botafogo, Internacional, entre outros, na última temporada o jogador atuou pelo Goiás, tendo sido emprestado pelo Fortaleza, o clube cearense irá rescindir com o atacante. Já Lincoln, cria do Flamengo e com passagens por Cruzeiro e Vissel Kobe, pertence atualmente ao SCR Altach, da Aústria, que emprestou o jogador para o Athletic.
Pelo Goiás, Galhardo fez 27 partidas com 6 gols e 4 assistências, pela Série B e na Copa do Brasil. Em campo o atacante sempre foi elogiado, porém é dito como alguém difícil de se lidar nos vestiários. Lincoln tem apenas dois jogos na temporada 23/24, que somados dão 18 minutos, com nenhuma participação direta em gol.
O Athletic teve alguns problemas envolvendo sanções com transferências e sofreu um transfer ban e ficará proibido de inscrever jogadores por três janelas de transferências, O transfer ban é uma punição que a Fifa aplica a clubes que não cumprem os compromissos financeiros com uma contraparte. Porém, em nota o clube informou que não houve qualquer notificação formal da FIFA ou da CBF sobre o caso.