Nesta semana, o jornalista esportivo João Baptista Belinaso Neto, conhecido artisticamente como Léo Batista, segue internado em estado grave em um hospital no Rio. A notícia é do portal Goiás24horas.
De acordo com o portal, ele está no Rios D’Or, no Jacarepaguá, onde foi divulgado o estado de saúde do jornalista esportivo, que é considerado delicado.
Mas, o Boletim Médico oficial diz o seguinte:
“O paciente João Batista Belinaso (Léo Batista) deu entrada no Hospital Rios D’Or no dia 06 de janeiro, em decorrência de um quadro de desidratação e dor abdominal. Após a realização de exames, foi diagnosticado um tumor no pâncreas. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva, com o devido acompanhamento clínico para o atual estado de saúde”, disse o boletim.
A Diretoria do Hospital Rios D’Or foi perguntada sobre mais detalhes do estado de Léo Batista, mas respondeu que “tem por política não divulgar nenhuma informação sem autorização do paciente ou familiares”
Trajetória de Léo Batista no Jornalismo Esportivo
Léo Batista é natural de Cordeirópolis, no interior de São Paulo, e trabalha para a TV Globo desde 1970, sendo um dos mais antigos funcionários da emissora.
Sua trajetória começou no rádio, onde cobriu tanto o noticiário geral quanto o esportivo. Assim, Léo fora considerado como uma das vozes emblemáticas da telinha.
Ele tem mais de 70 anos de carreira, formando Léo Batista como um dos principais ícones do noticiário desportivo no Brasil. Léo participou da cobertura de 13 edições de Jogos Olímpicos e de 13 Copas do Mundo.
Léo também foi pioneiro dos programas Jornal Hoje, Globo Esporte e Esporte Espetacular.
Ele está presente na cultura pop brasileira, quando foi responsável pelas icônicas ‘Zebrinhas’ dos Gols do Fantástico, ilustrando os resultados do futebol na rodada, de acordo com a loteria esportiva.
No início dos anos 70, a Loteria Esportiva era a preferida dos apostadores. E a expectativa ficava para a leitura de Léo Batista dos jogos ao final do domingo para saber os resultados dos jogos e conferir quantos pontos ganharam em sua cartela.
Léo também foi um dos criadores e o âncora do Globo Esporte no final dos anos 70 nos anos 80 e até meados dos anos 90.
Léo viveu grandes momentos do esporte, entretanto, viveu o momento mais triste de sua carreira: Noticiar a morte de Ayrton Senna no plantão da Globo no domingo do dia 1º de Maio de 1994. Veja abaixo:
Nós, da Rádio Sintonia Esportiva, desejamos uma pronta recuperação ao Léo Batista e toda a força e resignação para sua família.