Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

LUTO: Léo Batista ícone do jornalismo esportivo morre aos 92 anos

Léo estava internado em decorrência de um câncer no pâncreas e deixa legado enorme na mídia esportiva brasileira

Por

João Oliveira

Se cala a voz marcante do esporte brasileiro. O Jornalista e Locutor Léo Batista morreu no Rio de Janeiro aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital Rios D´or na xona sul da cidace por efeito de um câncer de pâncreas. Ele estava internado desde o dia 6 de janeiro em estado grave na UTI A informação foi confirmada pela Globo.

Com mais de 70 anos de carreira, Leo Batista é conhecido como “A Voz Marcante” da TV e do esporte, e considerado o funcionário mais antigo da TV Globo, onde trabalhava há mais de 50 anos. O jornalista participou da cobertura de 13 edições de Jogos Olímpicos e de 13 Copas do Mundo. Famoso pela “zebrinha” do Fantástico, sua voz embala a cobertura dos gols da rodada no final do domingo e trabalhou nos principais programas de esportes da emissora, o Globo Esporte e Esporte Espetacular. Nascido em 1932, em Cordeirópolis (SP), batizado com o nome de João Baptista Bellinaso Neto pelos pais, que eram imigrantes italianos, o menino começou a carreira de forma improvisada. Em um canto da casa em que vivia em Cordeirópolis, passou a usar uma latinha de tomate como microfone.

“Eu pegava a escalação dos times e ficava treinando lá, brincando. Eu falava: “Um dia, de repente eu chego lá, tudo é treino”.

Não demorou para a voz do garoto chamar atenção. Aos 15 anos, por indicação de um primo, inscreveu-se e foi aprovado para trabalhar no serviço de alto-falante da cidade. Pouco depois, mudou-se para Birigui e conseguiu vaga na Rádio Clube da cidade paulista. Começou a transmitir jogos de futebol e chegou a assumir função de gerência da emissora. Em 1952 ele foi contratado pela Rádio Globo, onde narrou a estreia de Garrincha e em 1954 foi o primeiro radialista a noticiar a morte de Getúlio Vargas. Torcedor do Botafogo, entrou na TV Globo em 1970, quando foi mandado para o México como freelancer, para cobrir a Copa do Mundo.  Depois,participou de outras cobertutras de  Olimpíadas, corridas de Fórmula 1, apresentou os principais programas do canal e fez parceria até com uma zebrinha, ao anunciar os resultados da loteria esportiva no Fantástico.

Batista foi o primeiro a noticiar o suicídio do presidente Getúlio Vargas em 1954 na Rádio Globo. Em 1955, a convite do mesmo Luiz Mendes que sugerira a troca de nome, apareceu a primeira oportunidade na televisão. Mesmo assustado pela falta de intimidade com o veículo, Léo Batista topou a ideia e passou a trabalhar na TV Rio.

Pioneiro dos programas esportivos da Globo

Enquanto ganhava intimidade com a televisão, o jornalista atuava em outras áreas. Destacou-se, por exemplo, na função de apresentador de lutas de boxe. Era o responsável por chamar os lutadores e ao ringue e por anunciar o resultado ao fim do combate.

Na TV, a carreira ia bem. Passou também pela TV Excelsior antes de chegar à Globo, em 1970. Na empresa, Léo Batista foi um precursor de quase todos os programas esportivos. Participou do surgimento do Esporte Espetacular em 1973 e apresentou o Copa Brasil, que deu origem ao Globo Esporte em 1978.

Léo atuou também fora do esporte, apresentando, por exemplo, o Jornal Nacional, o Jornal Hoje e desfiles do Carnaval carioca. Foi no Fantástico que ele deixou sua marca de maneira mais impactante. Primeiro, ao anunciar os resultados da loteria esportiva ao lado de uma zebrinha. Depois, com o surgimento do quadro Gols do Fantástico.

Léo viveu grandes momentos do esporte, entretanto, viveu o momento mais triste de sua carreira: Noticiar a morte de Ayrton Senna no plantão da Globo no domingo do dia 1º de Maio de 1994. Veja abaixo:

 Destacou-se também, por exemplo, na função de apresentador de lutas de boxe. Era o responsável por chamar os lutadores e ao ringue e por anunciar o resultado ao fim do combate. O jornalista era viúvo desde janeiro de 2022, quando sua esposa foi encontrada morta em uma piscina. Ele e Leyla Chavantes Belinaso foram casados por seis décadas.

Famosos lamentaram a morte do jornalista, que atuou por mais 76 anos no esporte. O jornalista Alex Escobar escreveu um texto nas redes sociais e afirmou que “Seo Leo” – como o chamavam – era um grande contador de histórias.

“Seo Léo era forte, disposto, falava muito e eu o ouvia. Atentamente. Parava tudo para ouvir. Às vezes porque as estórias que contavam eram incríveis e ele era um espetacular contador de estórias. Outras vezes, só queria mesmo mostrar que ele era importante para mim, fazia questão de ouvir, de passar no meu olhar a admiração que eu tenho”, afirmou  Escobar.
O locutor Everaldo Marques também lamentou a morte de Leo Batista e ressaltou que a voz do jornalista marcou gerações.
“A despedida de uma voz que marcou gerações. A perda de seu Léo é um dia muito triste para a TV brasileira e o jornalismo”, afirmou.
A jornalista Leilane Neubarth foi outra que prestou homenagens para o jornalista.
“Léo querido, siga na luz ! Você nos informou, nos encantou e nos inspirou. Sempre um prazer estar contigo no ar ou nos corredores… Lembranças eternas”, disse a apresentadora da GloboNews.
André Rizek citou a paixão de Leo Batista pelo Botafogo.
“Fez tudo o que existe – e ainda nem existia – na televisão. Um gênio eterno. Foi descansar. Deu tempo de ver o Botafogo campeão. Obrigado por tanto”, declarou o jornalista.
Outros artistas também lamentaram a morte. A lista conta com os atores Ary Fontoura e Thiago Rodrigues, além o do comediante Marcos Veras.
O velório do jornalista será aberto ao público nesta segunda-feira (20), na sede do Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, das 14h30 às 16h. O enterro será fechado para a família e amigos.
Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!