O jornal espanhol “The Objective” revelou que, em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a alta cúpula da Federação Espanhola de Futebol, presidida então por Luis Rubiales, foi intermediária em um provável e grave esquema de corrupção no futebol europeu. Preocupado com a diminuição significativa de salários, o zagueiro do Barcelona, Gerard Piqué, teria procurado Rubiales para uma conversa no início de abril de 2020. Nessas tratativas, o atleta expôs a preocupação de seu colega Lionel Messi com a diminuição em 70% de seus salários.
No mesmo dia, Rubiales propôs a Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, que 4% dos direitos de transmissão de todos os jogos da UEFA, anteriormente distribuídos entre as federações nacionais, fossem compartilhados com o Barcelona, que destinaria uma compensação de 50% desse valor aos atletas do clube catalão, cujos salários foram reduzidos devido à Covid-19. Rubiales teria pedido confidencialidade, pois sabia que os atletas seriam mais beneficiados do que os de outros times.
“Eles sabem que apenas a federação e a UEFA estão os defendendo. A FIFpro está em outro nível. Me disseram claramente que, por favor, ‘ninguém deve saber que estamos falando do nosso dinheiro porque, se as pessoas descobrem, vão nos matar”, disse Rubiales, que continua: “Estou te enviando este áudio com uma mensagem de Messi. A voz é minha, mas a mensagem é dele. Tem de ser muito confidencial e escolher o momento certo”. O presidente da UEFA o acalma e garante que “nem o cão vai descobrir”.
Rubiales manteve contato com Piqué, que se tornou o intermediário desses atletas supostamente beneficiados com a manobra da UEFA para agraciar os mesmos. O presidente da Federação Espanhola inclusive sugeriu aos jogadores do Barcelona que enviassem ao presidente da UEFA uma camisa do clube autografada como gesto de agrado para agilizar as negociações do esquema.
Nas mensagens, Rubiales comentou que Ceferin manifestou preferência pelo Barcelona em relação ao Real Madrid, o que pode ser relevante para as negociações. “Digo isso porque, como ele me disse que na próxima semana vai fazer uma proposta e acabou se soltando, mesmo sendo muito cauteloso, e com você se soltou e começou a cortar Florentino (presidente do Real Madrid)… mas ele deu a entender que não quer mais o Real Madrid, que prefere o Barcelona”, diz Rubiales a Piqué.