Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

Mundial de Fórmula 1 2022: o Renascimento da Ferrari

Escuderia italiana fez a dobradinha no último domingo

Por

Max Pimenta

Foto: Uol Esportes

Resumo da 1ª Etapa: Grande Premio do Bahrein

A largada

A espera acabou! 20 de março de 2022, ao meio dia os carros alinharam no grid do circuito internacional do Bahrein e com o apagar das luzes vermelhas, Charles Leclerc fez ótima largada e manteve a primeira posição. Max Verstappen tentou alcançar o monegasco mas teve que se contentar com a segunda posição. Enquanto isso Carlos Sainz manteve a terceira posição e, quem fez uma má largada foi Sergio Perez, que acabou superado por Lewis Hamilton e Kevin Magnussen. Quem também se deu bem na largada foi George Russell, que ganhou duas posições e fechou a primeira volta na 7ª posição.
Valtteri Bottas foi bastante ineficiente em sua largada e caiu da 6ª para a 14ª posição. A dupla da Alpine figurava na 9ª e 10ª posições. Yuki Tsunoda era o 11º, Alexander Albon o 12º, Mick Shumacher em uma empolgante 13ª posição, para os padrões da Haas. Por outro lado, um começo de prova realmente difícil foi o da dupla da McLaren, pois Lando Norris figurava em 18ª e Daniel Ricciardo vinha apenas na última posição.

Mercedes sofreu com o desequilíbrio dos seus carros

E a vida de Lewis Hamilton com a problemática Mercedes não estava fácil, pois Sergio Perez valendo-se de uma Red Bull mais equilibrada, conseguiu superar o inglês para assumir a 4ª posição. Com isso a dupla da Mercedes passou a ocupar a 5ª e 6ª posições, com Russell e, esse, claramente, é o limite máximo que a equipe poderia alcançar. Chegar em uma posição melhor, somente em um eventual problema com um dos ponteiros.
E após 13 voltas completadas, Lewis Hamilton foi o primeiro piloto a fazer sua parada nos boxes. A equipe optou para o heptacampeão os pneus duros em uma parada mais lenta que o usual, 3s4. Destacando que este ano os pneus estão maiores, com a adoção dos pneus de 18 polegadas em substituição aos de 13. Com essa mudança existe a expectativa de que os pit stops fiquem bem mais lentos do que estamos acostumados. Além disso, os pneus vão sair um pouco mais frios nas trocas, uma vez que o novo regulamento técnico da F1 limitou a temperatura que os compostos devem ser mantidos nos boxes.

Leclerc e Verstappen travaram linda batalha

E após as paradas nos boxes de Leclerc e Verstappen, aconteceu um dos melhores momentos na prova, pois os dois pilotos se alternaram em ultrapassagem e devolução de ultrapassagem, mas após 3 voltas com essa disputa intensa, Leclerc mostrou uma melhor performance e conseguiu manter a primeira posição, para não ser mais incomodado.
Chamou muita atenção a quantidade de pit stop’s que as equipes fizeram durante o GP, mudança essa provocada, possivelmente pela introdução dos novos pneus de 18 polegadas, com algumas equipes chegando a fazer 4 paradas, como fez a McLaren e a Aston Martin.
Até a 39ª volta as principais disputas da prova concentravam-se no pelotão intermediário e final, com disputas muito intensas entre os pilotos das equipes médias. E quem parecia se divertir bastante era o chinês estreante Guanyu Zhou, que realizava boas ultrapassagens, escalando o pelotão. Bottas e Tsunoda também buscavam chegar na zona de pontuação, enquanto isso, Schumacher travava batalhas intensas na busca de melhores posições, algo que o jovem alemão não conseguiu fazer com a deficiente Haas que teve em mãos no ano passado.

Safety Car faz sua primeira aparição na nova temporada

A prova seguia para a parte final quando na 46ª volta a AlphaTauri de Pierre Gasly parou com um princípio de incêndio, provocando a entrada do Safety Car. Por muito pouco Verstappen não foi beneficiado por esse fato, uma vez que o piloto holandês havia feito uma 3ª parada de boxes e Leclerc não. Mas a emoção não estava reservada para esse momento. O ápice do GP viria algumas voltas depois.
A 6 voltas para o final da prova, o Safety Car foi para os boxes e a relargada em movimento aconteceu. Leclerc foi mais eficiente na manobra e manteve a primeira posição, enquanto isso, Verstappen recebeu o forte ataque de Carlos Sainz, mas conseguiu manter sua posição, até que, na volta seguinte o carro do holandês apresentou problemas hidráulicos. Era final de prova para o atual campeão mundial.
A Ferrari, que vinha fazendo um final de semana bastante feliz, teria seu trabalho premiado, pois caminhava a passos largos para uma dobradinha, algo que não acontecia desde a 15ª prova de 2019, GP de Singapura, com Sebastian Vettel e Charles Leclerc. Enquanto isso, Sergio Perez seguia mantendo uma distância segura para Lewis Hamilton. Dava a impressão que o mexicano conquistaria o último lugar disponível no pódio.

Ferrari faz dobradinha e Red Bull tem dupla decepção

Porém, os deuses do automobilismo decidiram que seria diferente, pois quando a última volta foi aberta, Hamilton estava muito próximo de Perez, que acabou rodando sozinho na entrada da curva 1, sem conseguir voltar à prova, uma vez que o motor do seu RB18 apagou. Melhor para o inglês e para a Mercedes que, além de garantir um lugar no pódio, também assegurou o quarto lugar, com George Russell.
E após 57 voltas, o monegasco Charles Leclerc cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, assegurando assim o seu primeiro “hat-trick”, pois marcou a pole position, venceu a prova assinalando não apenas os 25 pontos do primeiro lugar, mas marcando ainda o ponto extra pela melhor volta, Carlos Sainz foi o segundo colocado e, Lewis Hamilton o 3º, um ótimo resultado em face ao que a Mercedes apresentou durante a corrida.
Completaram os 10 primeiros colocados, George Russell, da Mercedes. Kevin Magnussen em seu retorno à categoria, levou a Haas ao 5º lugar, seguido de Valtteri Bottas com a sua Alfa Romeo. Esteban Ocon cruzou a linha de chegada em 7º, seguido de um surpreendente Yuki Tsunoda, com a AlphaTauri. Fernando Alonso foi o 9º com a outra Alpine e em 10º o estreante Guanyu Zhou, que marcou seu primeiro ponto na categoria.

McLaren, Aston Maritin e Williams tiveram um final de semana para ser esquecido

Quem teve um final de semana para esquecer foram as duplas da McLaren, com um 14º e 15º lugares e, a Aston Martin, com a 12º posição de Lance Stroll e a 17ª de Hulkenberg. A outra decepção foi a Williams, que não conseguiu desenvolver as boas performances que teve no ano anterior e, desse modo, Alexander Albon foi apenas o 13º colocado e, Nicolas Latifi o 16º.

próxima prova: Grande Premio da Arábia Saudita

E já no próximo domindo, 27/03, a Fórmula 1 retorna para a 2ª etapa do mundial, na Arábia Saudita, no Jeddah Corniche Circuit, que passou por algumas mudanças visando melhorar o veloz circuito de rua. A prova acontecerá às 14h00 pelo horário de Brasília e pode marcar a reação das equipes que ficaram devendo ou a confirmação da excelente forma da Ferrari, confirmando a expectativa criada diante dos resultados da pré-temporada e do GP do Bahrein. E a rádio Sintonia Esportiva fará ampla cobertura de toda a programação do final de semana do GP, desde os 3 treinos livres, ao classificatório e da prova.

Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!