A NBA anunciou um aumento de 10% no teto salarial para todos os times do campeonato, que está previsto para entrar em vigor no início da próxima temporada, durante o período de agência livre.
Além disso, a liga atualizou os valores da Luxury Tax para 187,9 milhões de dólares, do First Apron para 195,9 milhões de dólares e do Second Apron para 207,8 milhões de dólares, estabelecendo limites máximos que as franquias não podem ultrapassar.
O novo acordo também beneficia futuros agentes livres, que terão a oportunidade de receber contratos maiores do que os oferecidos anteriormente, como no caso do astro da liga LeBron James, que está próximo de renovar seu contrato com o Lakers.
ENTENDA COMO OS TERMOS FUNCIONAM
Na NBA existem diversas regras rigorosas em respeito a parte financeira do campeonato, principalmente em relação aos limites salariais das franquias que são constantemente atualizados. Entretanto, alguns termos embora parecidos, exercem diferentes funções no campeonato.
A Luxury Tax, ou imposto de luxo, é uma taxa especial que a NBA aplica quando algum time ultrapassa o teto salarial, com o dinheiro arrecadado sendo dividido igualmente para os outros times. Entretanto essa regra possuí exceções, como por exemplo a rookie exception, que permite que o time ultrapasse o teto salarial para assinar um contrato com algum novato.
Os Aprons são o limite salarial que cada time pode gastar na temporada, com os times que estejam acima desse limite sendo proibidos de contratar até o fim da temporada. O primeiro Apron quando ultrapassado, além de aplicar uma multa alta no time, impede diversas negociações, podendo impedir o time de enviar dinheiro envolvendo alguma troca ou até mesmo impedir a equipe de usar exceções para contratar algum jogador.
Já o segundo Apron possui as mesmas punições que o primeiro, entretanto, ultrapassar ele pode impedir a franquia de contratar jogadores sem contrato durante a temporada e até mesmo proibir trocas envolvendo escolhas de draft por 6 anos, algo que pode atrapalhar uma década inteira de um time.