Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

O que ocorreu com as promessas eleitas pelo Marca em 2016? Parte 1.

Por

Thiago Alcântara

Em 2016, o jornal Marca, da Espanha, fez os onze iniciais de promessas que segundo eles, seriam os melhores jogadores em solo europeu no prazo de 10 anos, vamos revelar aqui quais são e claro, se obtiveram o desejado sucesso, irão se surpreender com a trajetória de alguns atletas escolhidos. Hoje, irei mostrar os defensores.

Gianluigi Donnarumma – (Na época, 16 anos, atuando pelo Milan)

O que falar de Gigio Donnaruma, né? A carreira fala por si só, o goleiro mais jovem a fazer um jogo completo pelo AC Milan, 15 anos, despontava como um dos melhores jovens goleiros e um sucessor natural de Gianluigi Buffon na meta da Azzurra. Atualmente com 25 anos, estreou na seleção italiana em 2016, após a Eurocopa. No Milan, foi titular em 251 partidas, tendo 88 clean sheets (jogos sem sofrer gols).

Gianluigi Donnarumma sendo apresentado pelo PSG em 2021, após o título da Itália na Eurocopa. (Créditos: PSG)

O arqueiro saiu de forma polêmica do Milan, assinou a custo zero com o Paris Saint-Germain em 2021, clube em que está até hoje.

Cristian Manea (Na época, 18 anos, atuando pelo Mouscron-Péruwelz)

Cristian Manea despontava como um lateral-direito para o futuro, a capacidade do atleta de 18 anos apoiar e defender, chamou a atenção do Marca. Só que ele estava emprestado pelo Apollon Limassol ao Mouscron em 2016, o detalhe que chama a atenção, é que ele já era convocado para a seleção romena desde seus 16 anos. Ficou 2 anos no clube belga, não convenceu, mas seu melhor momento foi no CFR Cluj, em 2019, aos 21 anos. Porém, não foi comprado em definitivo, assim, os cipriotas emprestaram o romeno ao Steaua Bucuresti, mas também não convenceu o maior clube da Romênia. Então, o Cluj apareceu novamente em sua vida, em 2020, aonde finalmente foi comprado em definitivo, mas sem ser o que esperavam do mesmo. Depois de ficar 4 temporadas no Cluj, assinou com o FC Rapid 1923.

Cristian Manea atuando pelo CFR Cluj em partida válida pelo Campeonato Romeno. (Créditos: CFR Cluj)

Reece Oxford (Na época, 17 anos, atuando pelo West Ham)

Reece Oxford é o atleta que muito prometia e pouco se cumpria em solo inglês, uma grande promessa do West Ham, cotado pra ser um zagueiro da seleção principal em poucos anos, por sua ótima tomada de decisão no sub-19, aonde jogava, por mais que fosse muito novo, pulou bastante etapa na base dos Hammers. Em 2016, estava na sua primeira temporada no profissional, logo, todos se animaram. Só que a carreira de Reece foi de mais baixos do que altos, acumulou diversos empréstimos(Reading, Monchengladbach e por último Augsburg), nunca chegou a disputar um jogo na seleção principal, é verdade, mas em 2022-23, já no Augsburg, atingiu seu auge, sendo essencial para o clube na Bundesliga. É cruel falar que com 25 anos, Reece flopou? Não, porque o mesmo agora atua pelo time B do Augsburg, visando recuperar sua forma, já não é tão indispensável mais na equipe.

Reece Oxford já com o agasalho do Augsburg, seu clube atual. (Créditos: The Sun)

Joe Gomez (Na época, 18 anos, Liverpool)

Amado e odiado pela torcida dos Reds, Joe Gomez despontava como uma boa promessa em 2016, até porque, a defesa do Liverpool envelhecia rápido, Skrtel já não estava mais em seu auge e Lovren nunca foi tão elogiado assim. O defensor inglês foi conhecido por sua versatilidade, atua tanto como lateral-direito, mas zagueiro e lateral-esquerdo também, Atualmente com 27 anos, não foi revelado pelo Liverpool, mas sim pelo Charlton, chegou ao Liverpool em 2015, por 4 milhões e 900 mil euros. Estreou no English Team com 20 anos, em 2017, mas logo foi esquecido após 15 partidas na seleção principal. E sim, segue até hoje no Liverpool, foi campeão da UEFA Champions League de 2018-19, alternando entre titularidade e o banco de reservas, algo que percorre sua carreira até hoje. Então, assim como Donnarumma, escapou da maldição do Marca.

Joe Gomez em atuação pelo Liverpool em partida válida pela Premier League 2022-23. (Créditos: GOAL)

Kieran Tierney (18 anos, na época atuava pelo Celtic)

Tierney é o típico ala canhoto que prometia bastante em 2016, ninguém nem mencionava Andrew Robertson na conversa, Tierney era o nome da vez, um dos destaques do poderoso Celtic, multicampeão escocês. Subiu em janeiro aos profissionais, em março de 2016, já estava na seleção principal da Escócia, pra ver o grande talento que ele era na época. Após um sucesso estrondoso no Celtic, decidiu ficar no Reino Unido, mas assinou com o Arsenal, que estava com problemas após Sead Kolasinac não engrenar nos Gunners. Chegou por 27 milhões de euros, podemos dizer que viveu altos e baixos na primeira passagem, sendo emprestado a Real Sociedad em 2023-24. Teve uma passagem razoável, mas não foi comprado em definitivo. Só que desde que retornou ao Arsenal, ainda não atuou, por causa de uma lesão sofrida na Eurocopa 2024, no empate de 1×1 contra a Suíça, pela fase de grupos ainda. Com isso, vem se recuperando e quando voltar, a tendência é que seja emprestado novamente, pra ganhar ritmo de jogo. Esse atleta, fico na dúvida se o Marca acertou ou não.

Kieran Tierney em sua foto de retorno ao Arsenal nessa temporada. (Créditos: Site oficial do Arsenal)

E você, discorda ou concorda com a minha opinião sobre essa leva de defensores? Comente, curta e compartilhe, logo vem a parte 2, com os meio-campistas e o centroavante desse timaço do Marca.

Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!