A Sociedade Esportiva Palmeiras completou, no dia 26 de agosto, seus 111 anos de história, títulos e glórias. E, enquanto a data foi celebrada em todo o Brasil, uma torcida do interior de Minas Gerais mostra que a paixão pelo Verdão ultrapassa fronteiras: o Palmeiras Juiz de Fora (PJF).
Duas décadas de resistência e união
Fundado em 22 de agosto de 2005, o Palmeiras Juiz de Fora nasceu de encontros informais em bares da cidade para acompanhar os jogos. Com o tempo, o grupo se consolidou graças às redes sociais e ao WhatsApp, tornando-se um reduto oficial para os palmeirenses da região.
O Cabangu Bar foi o primeiro lar da torcida. Mais do que um ponto de encontro, representou acolhimento, estrutura para assistir às partidas e espaço para expressar a paixão alviverde em meio a torcidas rivais. “Escolher o Cabangu foi um ato de coragem. O bairro já era reduto de rivais, mas queríamos mostrar que o Palmeiras também tem voz e espaço em Juiz de Fora”, contou Luiz Henrique Rocha, fotógrafo e um dos administradores do grupo.
Conquistas e momentos marcantes
Entre os inúmeros jogos acompanhados em comunidade, Luiz Henrique aponta dois episódios que certamente ficaram marcados neste relacionamento com o PJF: “o dia que ele conheceu o grupo do PJF e a conquista da Libertadores 2020 sobre o Santos, na final disputada no Maracanã, gol de Breno Lopes no último minuto da partida – foi o primeiro título também do técnico português, Abel Ferreira.”
Além do futebol: ações sociais e excursões
A diretoria informal do PJF planeja expandir suas atividades, mantendo as tradicionais reuniões em dias de jogos, excursões ao Allianz Parque e até para finais internacionais. Além disso, já promovem ações sociais, como a arrecadação de alimentos e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade.
Rivalidade com respeito
Mesmo em uma cidade dominada por torcidas rivais, o PJF preza pela convivência pacífica: “Os embates existem, mas sem violência. O respeito sempre prevalece”, reforça Luiz Henrique.
O PJF nas redes
Para acompanhar a rotina da torcida, basta seguir no Instagram e no Threads: @palmeirasjf.