Que o treinador espanhol do Manchester City é o maior da sua profissão no futebol mundial não é novidade para os apaixonados pelo esporte. Mas e se te dissessem que Pep Guardiola tem parcela de mérito na conquista da NBA pelo Boston Celtics, você acreditaria?
É essa história que vamos te contar a partir de agora. Tudo começou em fevereiro deste ano, quando o jovem treinador do novo campeão da NBA, Joe Mazzulla, de 35 anos, visitou o CT do Manchester City. Desde 2008 sem um título da maior liga de basquete do planeta, o Boston viveu anos difíceis e o treinador recebeu a oportunidade que tratou como missão na equipe.
“Eu estudo muito sobre o Man City. Eu estudo muito Pep. Acho que ele é o melhor treinador em qualquer nível, em qualquer esporte. Teve uma grande influência”, disse Joe Mazzulla em entrevista ao The Athletic.
No início deste mês, Pep Guardiola retribuiu a visita de Mazzulla e visitou as estruturas dos Celtics, onde teve um tempo para conversar e trocar ideias de jogo com o treinador do Boston antes das finais contra o Dallas Mavericks.
“A defesa de Dallas é uma das mais inteligentes da liga. Conseguem manipular seu espaçamento com as rotações e com os jogadores. Precisamos ser criativos e disciplinados em nosso espaçamento para que a gente possa contra-atacar nesse ponto. Foi nesse tipo de coisa que Pep Guardiola me ajudou, no espaçamento, é muito importante. Ele me ajudou nas transições, em como mover os jogadores na quadra”, revelou o técnico.
Sob o comando de Joe Mazzulla, a equipe teve a melhor campanha geral da temporada regular, com 64 vitórias em 82 jogos. Nos playoffs, perdeu apenas três jogos. No jogo do título final, venceu o Mavericks por 106 a 88.