Na Inglaterra, a Rodada de Ano Novo da Premier League é tão tradicional quanto o Chá das cinco, e com certeza é aguardada por muitos fãs de futebol por todo mundo.
Os grandes clássicos estão reunidos no primeiro dia do ano, e em 2022, não poderia ser diferente. Logo às 9h30 da manhã (Horário de Brasília), Arsenal e Manchester City disputaram um jogo franco pela parte de cima da tabela.
Ao Meio-dia (HB), Watford e Tottenham realizaram a partida mais morna do Sábado, mas que esquentou e até assustou a todos no fim da peleja.
Por fim, às 14h30 (HB), Crystal Palace e West Ham fizeram o Derby Londrino com ações e reações, causando emoções fortes do início ao fim.
- Arsenal x Manchester City
Norte de Londres, Emirates Stadium. Gunners e Citizens abriram a jornada da Premier League em 2022. Em jogo válido pela 21ª rodada, o Arsenal saiu pro jogo, pressionou o líder da Liga Inglesa e Saka marcou para os mandantes no Primeiro Tempo, no entanto, cansou na segunda metade e abriu espaços para Mahrez, de pênalti, e Rodri anotaram os gols da vitória dos azuis de Manchester.
Os visitantes tentaram ditar o ritmo desde o início. Aos quatro minutos, De Bruyne levanta na área para Gabriel Jesus, que cabeceou com perigo, a bola passa rente à trave. Mais um cruzamento, Sterling encontrou Rúben Dias, que desviou para fora. O Arsenal acordou apenas aos 16, com chute de Martinelli defendido por Ederson.
A Torcida explodiu aos 31. Em boa troca de passes, Tierney cruzou rasteiro para Saka perto da pequena área, que finalizou para o fundo das redes. Martinelli arriscou de longe, assustando Ederson. No final do primeiro tempo, o atacante brasileiro apareceu de novo, desta vez se livrou da marcação de Laporte e Cancelo, bateu cruzado e a bola passou perto do gol de Ederson.
Logo no início da etapa final, Xhaka puxou a camisa de Bernardo Silva dentro da área. O árbitro, que não havia marcado falta inicialmente, voltou atrás em sua decisão após revisão do VAR e assinalou o pênalti. Na cobrança, Mahrez empatou o jogo.
No lance seguinte, quase aconteceu um gol contra. Laporte tentou recuar para Ederson, mas encobriu o companheiro. Para a sorte do zagueiro, Aké salvou em cima da linha e Gabriel Martinelli, na sobra, com o gol vazio, chutou para fora. Aos 14 minutos, Gabriel Magalhães cometeu falta no compatriota Jesus, levou o segundo amarelo e foi expulso.
Os visitantes aproveitaram a vantagem numérica e viraram a partida. Aos 46, em confusão dentro da área, Rodri conseguiu finalizar e marcar o segundo tento do City.
O clássico teve transmissão da Rádio Sintonia Esportiva. Veja como foram os gols da partida entre os clubes do Big Six abaixo:
https://twitter.com/ASintoniaCampea/status/1477369174464901130?t=o3MGrIhSJq8Ds6359r_vXQ&s=19
https://twitter.com/ASintoniaCampea/status/1477377476624109577?t=Wga118kV7nYrfSqzVdZrAg&s=19
https://twitter.com/ASintoniaCampea/status/1477384600397791232?t=Ki9z196P37JT6j1oRkPReQ&s=19
- Watford x Tottenham Hotspur
O jogo mais dramático e estudado da Premier League no Sábado veio da Região Metropolitana de Londres, mais precisamente no Vicarage Road, em Watford.
No último minuto, o Tottenham venceu e ganhou força na luta por uma vaga na UEFA Champions League 2022/2023. Como visitantes, os Spurs tiveram mais volume de jogo, mas só marcaram nos acréscimos do segundo tempo para vencer por 1 a 0.
Apesar do alto volume de jogo do Tottenham, o goleiro da casa, Daniel Bachmann, fez excelente partida e segurou o empate por 95 minutos. Aos 50 do segundo tempo, Son cobrou falta fechada e o zagueiro Davinson Sánchez desviou a bola para o fundo da rede.
Os jogadores brasileiros tiveram importante participação na partida. Pelo Tottenham, Emerson Royal foi um dos melhores em campo no primeiro tempo atuando praticamente como meia pela direita, enquanto Lucas Moura, atuando centralizado, participou de boas jogadas ao longo do jogo.
Pelo Watford, o atacante João Pedro entrou no intervalo no lugar de Dennis e se tornou o principal jogador do Watford no setor ofensivo. Imprimindo maior ritmo de jogo, o camisa 10 tocou o terror nos zagueiros dos Spurs e no goleiro Hugo Lloris.
Mas, antes de fechar a partida, um drama que se repete na Premier League. Pouco antes dos acréscimos do segundo tempo, por volta dos 40 minutos, a partida foi interrompida com bola em jogo para atendimento a um torcedor do Watford, que passou mal na arquibancada lateral do Vicarage Road. O jogo foi retomado aos 47 minutos e foi até os 56.
Com a vitória, o Tottenham chega a 34 pontos, ultrapassa Manchester United e West Ham e fica na 5ª posição, com um ponto a menos do 4º colocado Arsenal, que tem dois jogos a mais.
Enquanto isso, o Watford segue com 13 pontos e segue na 17ª posição com pequena vantagem para Burnley e Newcastle, primeiros times da zona de rebaixamento, que têm 11 pontos – o Burnley, no entanto, tem dois jogos a menos.
O Tottenham volta a campo já na próxima quarta-feira (5), quando visita o Chelsea pelas semifinais da Copa da Liga Inglesa. No sábado (8), o Watford visita o Leicester City pela 3ª rodada da Copa da Inglaterra.
O jogo teve transmissão da Rádio Sintonia Esportiva. Veja como foi o gol da partida com a narração de Júlio Alves:
https://twitter.com/ASintoniaCampea/status/1477391374106386435?t=hTEmgaNtxHvxpZ8BMc0QIQ&s=19
- Crystal Palace x West Ham
O West Ham teve um primeiro tempo arrasador neste sábado, no qual marcou três vezes, incluindo um golaço de Manuel Lanzini, e abriu 3 a 0 no Selhurst Park. Apesar de o Crystal Palace ter descontado duas vezes no fim, os Hammers ganharam pela segunda vez seguida no Campeonato Inglês, por 3 a 2.
O time de David Moyes volta a encontrar o caminho após três derrotas seguidas e cinco jogos sem vitória por todas as competições. O resultado fez com que o West Ham recuperasse o quinto lugar, com 34 pontos em 20 partidas. O Tottenham, porém, aparece na cola com 33, e o Manchester United, com 31, ambos com apenas 18 jogos.
Benrahma cruzou fechado para a boca do gol e encontrou Michail Antonio, que abriu o placar, aos 22 minutos. Logo em seguida, Rice trouxe pela esquerda, Lanzini dominou com a perna direita, deu um drible na entrada da área e arrumou com a perna esquerda, sem deixar a bola cair, antes de bater pelo alto. O próprio Lanzini ampliou de pênalti ainda no primeiro tempo.