Nesta última terça-feira, o atacante Raphinha, do Barcelona, recebeu uma multa do Comitê de Disciplina da Federação Espanhola por propagar mensagem de apoio ao Rio Grande do Sul durante a comemoração do segundo gol da vitória contra a Real Sociedad.
Depois de ter convertido o pênalti, na comemoração, o brasileiro exibiu uma camisa por baixo do uniforme com a frase “Pray for RS”, ou “Ore pelo RS” traduzido em português, em solidariedade às vítimas das enchentes no seu estado natal.
A atitude foi punida em campo, pois Raphinha recebeu o cartão amarelo do árbitro Cuadra Fernández, que fez o relato na súmula, como manda o protocolo em casos parecidos. O atacante foi sancionado pela federação em 601 euros (R$ 3,3 mil). O Barcelona foi multado em 350 euros (R$ 1,9 mil).
O atacante gaúcho foi enquadrado no artigo 96 do Código Disciplinar espanhol e multado com o valor mínimo previsto na infração.
– O jogador de futebol que, por ocasião de ter marcado um gol ou por qualquer outro motivo derivado das vicissitudes do jogo, levante a camisa e exiba qualquer tipo de publicidade, lema, legenda, siglas, anagramas ou desenhos, qualquer que seja o seu conteúdo ou a finalidade da ação, será sancionado, como autor de infração grave, com multa até 3.000 euros e repreensão, sendo esta registada pelo árbitro no relatório de arbitragem – prevê o artigo.
Na vitória do Real Madrid sobre o Bayern de Munique na Champions, Rodrygo exibiu frase semelhante, mas não depois de um gol.
A imprensa catalã lembrou de outro caso semelhante, quando Messi foi multado pela homenagem que fez a Maradona, em seu primeiro gol após a morte do ídolo argentino. À época, Lionel exibiu uma icônica camisa do Newell’s Old Boys em referência à passagem de Don Diego pelo clube argentino.