A Record reagu após s aquisição dos direitos de transmissão de jogos de times da LFU (Liga Forte União) por parte do Grupo Globo. Na úlitima sexta-feira (31) o canal anunciou o acordo para exibição de jogos do bloco em todas as mídias na TV Globo, SporTV e Premiere, com o conglomerado tendo em média cinco partidas exclusivas do bloco. A empresa carioca já havia fechado o pacote comercializado pela LIBRA. Em comunicado, a emissora de Edir Macedo confirmou a manutenção da parceria com a LFU e garantiu que os seus jogos serão somente deles em TV aberta e celebrou o trabalho da Liga em pulverizar os direitos do Brasileirão.
Veja a nota da Record
“A Record informa que, em acordo firmado com a Liga Forte União (LFU) do Futebol Brasileiro no ano passado, exibirá, para todo o Brasil e ao vivo, um jogo por rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, em horários exclusivos, diferente dos convencionais, na TV aberta: sendo às quartas-feiras, às 19h30, e aos domingos, às 18h30, de 2025 até 2027. Os acordos entre a LFU e outros veículos de comunicação engradecem o mercado, democratizam o campeonato e não interferem no direito de transmissão adquirido originalmente pela Record junto à Liga, para exibição de jogos exclusivos do torneio nacional”, acrescentou a Record, em seguida.
Além de Globo e Record, os jogos da Liga Forte União também serão exibidos na CazéTV e Amazon Prime Video.
O pacote que a Globo adiquiriu, garante a ela um total de nove jogos da Liga Forte União e da LIBRA por rodada, sendo oito desses jogos exclusivos do conglomerado. Em tese, esses oito jogos estarão no Premiere, com a emissora carioca podendo exibir as partidas na TV Globo em TV aberta e no SporTV, na TV por assinatura. O jogo de Nº9 é justamente o que o Premiere terá a compainha da Record/CazéTV. A divisão entre os detentores ficou assim:
- Oito jogos exclusivos nos canais Globo (TV Globo, SporTV e Premiere)
- Um jogo exibido no Premiere, na Record e no YouTube
- Um jogo no Amazon Prime Video
O Brasileirão 2025 nem começou mas já é um sucesso comercial na Record. O canal do Bispo Edir Macedo fechou com 11 marcas para as transmissões do Campeonato Brasileiro no ano que vem e que será disputado entre março e dezembro. São elas Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors, Mercado Pago e Natura.
A rede de fast-food Burger King, que já havia sido anunciado entre os patrocinadores do Brasileirão da Record, adquiriu a cota do Top de 5 segundos. Além dessas marcas, o Brasileirão na Record negociou duas cotas de participação: Ademicon e Philco são os anunciantes que fecharam o negócio para integrar as transmissões.
As marcas que aquiriram as cotas principais, de top de 5 segundos ou de participação não serão as únicas que aparecerão nas transmissões do Brasileirão na Record.
O departamento comercial da emissora negocia a inserção de dois breaks comerciais especiais no pré-jogo, período de cerca de meia hora em que a emissora dará início ao bloco esportivo, com informações sobre a partida e o campeonato. Nesses intervalos, serão apresentadas marcas que não estejam entre as patrocinadoras, desde que, naturalmente, não exista conflitos de segmentos. O valor das cotas principais está na casa dos R$ 430 milhões. Vale lembrar que a Record vai pagar pelos jogos do Brasileirão algo em torno de R$ 210 Milhões para a Liga Forte União (LFU). A emissora desde 2022 transmite o estadual de São Paulo e consegue boas audiências. Com isso, a Record terá ao todo 54 transmissões de futebol na programação do ano que vem, sendo 16 do Paulistão e as 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, além de cobertura jornalistica e programas esportivos na grade.
Somado a outros acordos, o bloco alcança R$ 1,5 bilhão em receita anual com mídia.
O contrato vinha sendo negociado pela representante comercial do bloco, a agência Livemode, auxiliada por uma comissão formada por cinco clubes: Athletico-PR, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Internacional. Nesta terça, os termos finais foram levados a todos os outros membros. Somado a outros acordos, o bloco alcança R$ 1,5 bilhão em receita anual com mídia.
Segundo apurou o ge com interlocutores do bloco, os valores anuais são:
- R$ 850 milhões — Globo
- R$ 265 milhões — Amazon
- R$ 200 milhões — Record
- R$ 175 milhões — YouTube
No caso da Amazon, o valor será reajustado em 10% a cada ano. O contrato tem validade de 2025 a 2029.