Após ser procurado por Vasco e Fluminense, Cuellar desembarca em porto alegre ao 32 anos e surge como uma esperança para a torcida gremista. Vindo do Al Shabab o meia tem passagens por Flamengo, Deportivo Cali, Junior Barranquila e Al Hilal. Tendo como carecterísticas o bom passe e o vigor físico, sendo um ótimo complemento para o meio de campo do tricolor.
Durante um período, Cuellar era um jogador frequente nas convocações da Colômbia, porém parou de ser chamado após as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. No Brasil ficou conhecido pela sua passagem no Flamengo de 2017 até 2019, era visto como peça chave no clube, porém com a chegada de Jorge Jesus foi dispensado e saiu para o Al Hilal.
Em 2023 se despediu do clube, mas continuou na Árabia chegando no Al Shabab, onde na atual temporada conta com 9 partidas, entre Kings Cup (1) e Saudi Pro League (8).
Em seu currículo carrega títulos de peso como Brasileirão e Libertadores, mas esse ano vai reencontrar a Sulamericana, competição que o colombiano não tem boas lembranças. Em 2017, quando fazia uma grande campanha com o Flamengo, o jogador foi vice da competição e fazendo o penalti que resultaria no gol de Barco e que sacramentaria o título do Indepiendente, em pleno Maracanã lotado.