Pelo terceiro ano consecutivo, o River Plate liderou a média de público mundial considerando os campeonatos nacionais. Além disso, o clube argentino superou novamente a própria marca.
Após nova ampliação, o Estádio Monumental passou de 84.567 para 85.018 lugares. Com isso, o River registrou ocupação total em todos os jogos da temporada.
Como resultado, a média oficial atingiu exatamente 85.018 torcedores. Portanto, o clube confirmou o estádio como o mais frequentado do futebol mundial.
Ao longo de 16 partidas como mandante em Buenos Aires, o River somou 1.360.288 torcedores. Assim, manteve regularidade absoluta do início ao fim da competição.
Não por acaso, o clube celebrou o feito com a frase “el club más convocante del mundo”. Ao mesmo tempo, reforçou sua força popular no cenário global.
+ Leia Mais: Cruzeiro anuncia Bruno Spindel, ex Fla como diretor de futebol
Ampliação do Monumental projeta novo salto estrutural
Além do recorde atual, o River prepara nova expansão do estádio. Nos próximos meses, o clube deve lançar o projeto de ampliação e cobertura do Monumental.
Segundo o jornal Olé, o investimento pode chegar a US$ 100 milhões. Dessa forma, a capacidade pode alcançar 100 mil lugares.
Com isso, o Monumental seguirá como o maior estádio da América do Sul. Além disso, entrará no grupo dos maiores do mundo em qualquer modalidade.

Ranking global confirma força das grandes torcidas
De acordo com levantamento do Transfermarkt, 15 clubes registraram média superior a 60 mil torcedores em 2025. Enquanto isso, sete passaram de 70 mil.
Apenas dois superaram 80 mil: River Plate e Borussia Dortmund. O clube alemão mantém forte presença no Signal Iduna Park, independentemente da campanha.
No entanto, a liderança mudou após a modernização do estádio argentino. Ainda assim, a disputa pode ganhar novo concorrente em breve.
O Barcelona avança na reforma do Camp Nou. Quando finalizada, a arena poderá receber até 105 mil torcedores.
Porém, a capacidade plena só deve ocorrer na temporada 2027/2028. Enquanto isso, o clube aparece abaixo do histórico recente.
Em 2025, o Barcelona ficou na 41ª posição, com média de 44.314 torcedores no Estádio Olímpico de Montjuïc.
Flamengo cresce e entra no Top 10 mundial
O crescimento técnico e estrutural do futebol brasileiro começa a impactar o ranking global. Em um ano, o Flamengo saltou do 18º para o 10º lugar.
Para isso, o clube elevou a média no Maracanã de 54.347 para 62.548 torcedores. O avanço ocorreu no embalo do título brasileiro de 2025.
Além disso, a Série A registrou média geral de 26.472 torcedores, somando pagantes e não pagantes. Assim, confirmou evolução consistente.
Ao todo, nove clubes brasileiros entraram entre as 100 maiores médias globais. Portanto, o país ampliou sua presença no cenário internacional.
Cruzeiro ficou em 36º, Corinthians em 51º e Bahia em 54º. Além deles, Palmeiras, Ceará, São Paulo, Fluminense, Atlético-MG e Fortaleza completaram a lista.
Com isso, três clubes nordestinos figuraram no Top 100. Vitória e Sport, por sua vez, apareceram fora do grupo principal.
Siga o Sintonia Esportiva no Instagram! @SintoniaEsportiva




