Neste sábado, o os Sócio Torcedores do Santos Futebol Clube elegerão o seu novo presidente. A votação começou às 10 horas (de Brasília), o clube espera receber 8.940 torcedores no ginásio Athiê Jorge Coury, e no Salão de Mármore da Vila Belmiro. Entretanto, quem está fora de Santos, que são cerca de 7.662 torcedores aptos, poderão votar através do site votasantosfc.com.br
O pleito termina às 17 horas, e o Santista escolherá um dos cinco candidatos: Ricardo Agostinho, Wladimir Mattos, Rodrigo Marino, Maurício Maruca e Marcelo Teixeira.
Repetindo: A votação in loco ocorre no Ginásio Athiê Jorge Coury e no Salão de Mármore, na Vila Belmiro. Porém, quem optou votar de forma remota deve acessar o site votasantosfc.com.br. Conheça as chapas e os Perfis dos Candidatos à Presidência abaixo:
Chapa 1 – “Chapa Resolve”: Ricardo Agostinho (Vice: Luduvice Cunha)
Ricardo Agostinho é publicitário de formação, mas trilhou carreira como empresário. Em 1995, abriu a empresa Pharmacia e Cia. Ele tornou-se sócio do Santos em 1992 e retornou no começo dos anos 2000. Em 2014, foi premiado pelo próprio clube por ser o torcedor mais presente no estádio. Em 2017, foi eleito Embaixador do Santos em São Paulo.
Têm como principais propostas: A Reconstrução do clube e mudanças no elenco, já no Paulistão, almejando os quatro primeiros lugares; e transformar o clube em SAF, viabilizando a capitalização direta, mas buscando reter as joias da Base.
Chapa 2 – “Juntos Pelo Santos FC”: Wladimir Mattos (Vice: Márcio Quixadá)
Wladimir Mattos tem 58 anos, nasceu na cidade de Santos, é historiador e administrador de empresas, atuando no setor marítimo desde 1980. É casado, tem três filhas e um filho, além de três netas.
Têm como principais propostas: O foco total no Futebol, abandonando outras atividades da Gestão Associativa, apoiado por uma gestão 100% profissional; e transformar o clube em SAF, viabilizando a capitalização direta, mas buscando reter as joias da Base.
Chapa 3 – “Renova Santos”: Rodrigo Marino (Vice: Clovis Cimino)
Rodrigo Marino tem 49 anos. Ele iniciou a sua vida profissional servindo às Forças Armadas por seis anos. Ele também atuou na gestão da empresa Prosegur Brasil S/A, uma multinacional de transporte de valores. Atualmente, ele é empresário no ramo do comércio, especificamente na área de e-commerce.
Têm como principais propostas: Firmar parceria com a Oryx Qatar Sports Investments (QSI), que é presidida pelo príncipe catari Nasser Al-Khelaïfi, e tem como principal marca o PSG; Também pretende montar um Santos Forte para ser Campeão Paulista e subir para a Série A ainda em 2024.
Chapa 4 – “Inova Santos”: Maurício Maruca (Vice: Eduardo Serrano)
Maurício é sócio do clube desde 2007 e membro do Conselho Deliberativo a partir de 2020. Ele, inclusive, fez parte da Comissão de Investigação de Riscos e Perdas do Santos de 2021/2022, que apurou casos como a compra de Leandro Damião.
Têm como principais propostas: Implantar o Sistema de Clube-Empresa no Santos “em parceria com investidores grandes e com gestão compartilhada de nova empresa formada por Santos e esses investidores, sem a necessidade de vender o clube”; e Mudar a Gestão do Santos para profissionais em Administração e Economia.
Chapa 5 – “Santos Grande de Novo”: Marcelo Teixeira (Vice: Eduardo Serrano)
Marcelo Teixeira é empresário, pró-reitor e dirigente esportivo brasileiro. Formado em Administração de Empresas na Fundação Lusíadas e Direito na UNIMES, elegeu-se Presidente do Santos Futebol Clube pela primeira vez em 1991, onde ficou por dois anos, e novamente em 2000, quando ficou até 2009.
Têm como principais propostas: Fazer mudanças drásticas no elenco, a fim de enxugar a folha salarial do Clube, que contou com 50 atletas ao longo de 2023 e montar um elenco competitivo para o Paulistão 2024; Reformular as economias do Santos sem uso de SAF, usando de gestões profissionais e com austeridade Financeira sem fins lucrativos.
Nas redes sociais, Rueda dá as caras e lamenta Rebaixamento do Santos
Através das Redes Sociais do Santos FC, o atual Presidente Andrés Rueda declarou estar sentido e emitiu comunicado, lamentando a queda do Clube à Série B pela primeira vez na história. Rueda também declarou antes da última rodada do Brasileirão que prefere não concorrer a reeleição.
Pronunciamento do presidente Andres Rueda. pic.twitter.com/cGPfDiINY7
— Santos FC (@SantosFC) December 9, 2023
O candidato eleito irá governar de janeiro de 2024 até dezembro de 2026. Por isso, sócio Torcedor, vote com consciência, pensando no melhor do @santosfc em um momento tão difícil. Seu voto será decisivo para a volta do Santos à Série A o mais breve possível, e a “um passado e um presente só de glórias”.