O Ano de 2022 não poderia começar pior para os mandatários da consultoria e agência full-service Sportsview. Neste último Final de Semana, os assinantes do Serviço de TV e Aplicativo em Pay-Per-View Cariocão Play passaram por momentos de irritação após problemas de geração de caracteres e sinal dos jogos do Campeonato Carioca.
Sábado caótico nas transmissões do cariocão
Quem reservou seu tempo no Sábado para assistir Volta Redonda x Flamengo, Portuguesa x Audax Angra, e Vasco x Boavista, acabou acarretando vários momentos de revolta.
Na partida entre o Voltaço e Mengão, as panes apareceram logo no primeiro tempo, onde a transmissão ficou sem placar na tela e sem gerador de caracteres informando substituições e cartões amarelos.
O Canal Narradores Brasileiros ressaltou as falhas técnicas em sua conta no Instagram, exibindo os problemas em detalhes para os consumidores do Cariocão Play. Veja o vídeo abaixo:
Na Partida entre Portuguesa x Audax, o App chegou a ficar 45 minutos fora do ar desde o início do Segundo tempo. A partida entre Vasco x Boavista não foi programada na line-up da NET e Claro TV e os 10 primeiros minutos da transmissão não foram exibidos para os seus assinantes.
Os problemas apresentados pela Sportsview ferem os direitos do torcedor que contratou o serviço. Para evitar problemas com o Código de Defesa do Consumidor, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) teve que se retratar, pedindo desculpas aos consumidores em nota publicada no Sábado à Noite:
“A FERJ se desculpa com o torcedor pela queda de sinal no jogo Volta Redonda x Flamengo e está cobrando explicações à Sportsview, empresa contratada para transmissão do Campeonato Carioca, assim como urgente melhoria na qualidade. Em breve, maiores informações.”
No Domingo, a FERJ convocou uma reunião extensa com os diretores executivos da Sportsview.
Segundo a Federação de Futebol, houve cobrança severa com a empresa que gerencia o Cariocão Play e foram cobradas novas medidas e explicações da Sportsview, que informou os seguintes pontos:
“- A Broadmedia, empresa contratada pela produção da transmissão do evento, alegou que a interrupção do sinal no jogo Volta Redonda x Flamengo se deu por causa de falha nas duas redes de fibra ótica fornecidas pela Embratel, prestadora de serviços de banda larga, que leva os sinais gerados do estádio ao Centro de Produção. E que a Embratel está investigando o caso;
– A Claro esqueceu de colocar o jogo do Vasco x Boavista no ar e que a Sportsview está trabalhando para solucionar os problemas, assim como toda a operação com as demais operadoras;
– A Sportsview está redimensionando e reforçando toda a operação nos aspectos pessoal e de equipamentos;
– A MediaStreaming, parceira no Cariocão Play, reportou que a plataforma está funcionando normalmente e que os problemas foram oriundos da emissão do sinal;
– Todos os equipamentos da Broadmedia foram rechecados.”
Repercussão negativa nas redes sociais
Apesar de corrigir as falhas nos jogos de Domingo, os torcedores que assinam o plano reclamaram nas Redes Sociais com o termo “Volta Globo” no Twitter, o protesto contra a Sportsview atingiu os Trending Topics no Sábado e no Domingo.
Em sua conta pessoal, o Jornalista Mauro Cezar Pereira também criticou as falhas nas transmissões do Cariocão na Sportsview
A repercussão das falhas da Sportsview foi muito ruim também nos canais Audiência Carioca e Blog do Allan Simon, acompanhe os vídeos abaixo
SEGUNDA DE EXPLICAÇÃO da Sportsview COM OS CLUBES
Na Segunda-Feira, representantes dos Quatro Grandes clubes do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco da Gama) reuniram-se com a Sportsview para colher informações sobre as bizarras falhas ocorridas no fim de semana.
O diretor de negócios do Botafogo, Lênin Franco; o vice de comunicação do Flamengo, Gustavo Oliveira; o diretor de comunicação e marketing do Fluminense, Ronaldo França; o vice de marketing do Vasco, Vitor Roma; além de equipes técnicas marcaram presença no evento para acertar os ponteiros entre clubes, FERJ e Sportsview.
O GRUPO GLOBO RI À TOA COM AS FALHAS da Sportsview E GANHA FAVORITISMO NA LICITAÇÃO DE 2023
A insatisfação dos clubes, dos críticos de imprensa esportiva, dos torcedores e até mesmo da FERJ mostra que, apesar da decisão arriscada da TV Globo em rescindir o contrato com o Campeonato Carioca em 2020, tudo estava nos planos da emissora do Jardim Botânico.
Afinal, agora a Globo tem carta branca para uma negociação onde ela decide os valores e os termos do contrato. Algo que não acontecia quando ela tinha contrato em vigência na década passada, pois os valores estavam inflacionados.
E com o aumento do Dólar, o poder aquisitivo do Grupo Globo ficou ameaçado, fazendo com que a Família Marinho prefira investir mais pesado em entretenimento e dramaturgia frente ao esporte.
Entretanto, durante o programa de debate esportivo Resenhando aqui na Rádio Sintonia Esportiva, o comentarista Dedé Oneley falou justamente sobre esta manobra da Globo e como a TV pode negociar o Cariocão pagando muito menos pelo produto:
“Eu não tinha dúvidas que isso iria acontecer, de (o Campeonato Carioca) voltar pra Globo. Só que vai voltar pra Globo pagando o que a Globo quer, não o que os clubes queriam anteriormente. Ou seja, o Flamengo, o Fluminense, o Vasco e o Botafogo perceberam que tinham um contrato muito bom e que eles romperam (…), e agora dá a chance dela se readequar aos valores de hoje. (…) Ela (Globo) vai pagar o que quer porque o produto está Desvalorizado!”
O contrato da FERJ com a Sportsview, RecordTV, Ronaldo TV, Casimiro, Gaules e Flow tem duração até o fechamento do Campeonato em Abril de 2022. No entanto, tudo leva a crer que a gigante TV Globo poderá voltar com força para centralizar as transmissões do Futebol Carioca.
Leia mais do Futebol do Rio de Janeiro em nosso site: https://radiosintoniaesportiva.com.br/ferj-confirma-flamengo-x-fluminense-no-nilton-santos/