Em entrevistas concedidas após o último Campeonato Brasileiro, dirigentes de Flamengo, Fluminense e Botafogo cogitaram a possibilidade de disputar grande parte do Campeonato Carioca com chamadas equipes alternativas. Essa ideia, porém, pode gerar problemas. Isso porque, segundo o regulamento geral da competição, times mistos só têm permissão de serem escalados até a terceira rodada da fase de classificação do Estadual.
Dentre as penas previstas, está a perda do valor da cota de TV, apesar de ainda não haver uma definição de qual emissora vai transmitir os jogos no ano que vem, seja na TV aberta, fechada, pay-per-view ou streaming.
A intenção do Botafogo é levar o elenco principal para uma excursão em terras europeias. Já a dupla Fla-Flu deseja aproveitar a pré-temporada para preparar os seus respectivos grupos, pensando, principalmente, nas disputas da Copa do Brasil, do Brasileirão e da Taça Libertadores. Após garantira volta à elite do futebol nacional, o Vasco, dos grandes, deve ser o único a começar o próximo Cariocão com a sua força máxima.
A primeira rodada do Campeonato Carioca de 2023 acontecerá entre os dias 14 e 15 de janeiro. O Fluminense é o atual campeão do torneio.