No início da tarde desta sexta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), através de sua presidente Renata Mansur, indeferiu o pedido da sua Procuradoria e liberou a entrega do troféu da Taça Guanabara, turno classificatório do Campeonato Carioca, ao Fluminense, caso o Tricolor conquiste o torneio na partida de sábado, às 16 horas (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, contra o Resende.
Na última quinta, o procurador André Valentim denunciou o Flu por conta de gritos racistas proferidos ao atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, no último clássico entre as equipes, realizado em 06 de fevereiro desse ano e vencido pelo Tricolor por 1 a 0. O jurista, ao oferecer a denúncia, sugeriu que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) revisse a posição de levar a Taça Guanabara para ser entregue à agremiação das Laranjeiras.
Por muito tempo, a Taça Guanabara representou a conquista de um dos turnos do Campeonato Carioca. Com o novo formato da competição, ela será entregue ao time que tiver o melhor desempenho na fase de classificação para as semifinais do estadual.