Na última janela de transferências, o Flamengo recebeu 25 milhões de euros (R$ 160,6 milhões) para liberar o meio-campista Gerson para se transferir ao Olympique de Marselha, mas essa venda não figurou entre as 10 maiores do país, veja abaixo essa lista que conta com grandes nomes.
10 – Reinier (2020, Flamengo – Real Madrid) – 30 milhões de euros
Reinier subiu para o profissional com Jorge Jesus em 2019. No time principal, o meia-atacante disputou 15 jogos, com seis gols e duas assistências, e foi campeão Brasileiro e da Libertadores. Foi vendido ao Real Madrid, da Espanha, onde acabou não sendo muito aproveitado até ser emprestado ao Borussia Dortmund, da Alemanha, onde está atualmente.
9 – Arthur (2018, Grêmio – Barcelona) – 31 milhões de euros
Arthur virou sensação no Grêmio em 2017, e em dezembro do mesmo ano foi procurado pelo Barcelona. No Grêmio conquistou a Libertadores de 2017 sendo destaque da equipe ao lado de Luan. Não conseguiu repetir as boas atuações no time catalão e acabou sendo envolvido em uma troca por Pjanic com a Juventus.
8 – Denílson (1998, São Paulo – Betis) – 31,5 milhões de euros
Há exatamente 20 anos, o atacante Denílson virava o jogador mais caro do mundo, sendo vendido pelo São Paulo por uma “bagatela” ao Betis, da Espanha. O atual comentarista foi pentacampeão com o Brasil em 2002.
7 – Oscar (2012, Internacional – Chelsea) – 32 milhões de euros
O jogador franzino, porém habilidoso, chegou ao Beira-Rio em 2010, com apenas 18 anos. No time gaúcho ganhou a Libertadores, Recopa Sul americana e dois campeonatos gaúchos. O autor do único gol da seleção brasileira na derrota por 7×1 contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, Oscar ficou por cinco temporadas no Chelsea até ir para o Shanghai SIPG, da China, onde joga até hoje.
6 – Gabriel Jesus (2017, Palmeiras – Manchester City) – 32 milhões de euros
Gabriel Jesus foi promovido ao elenco profissional em janeiro de 2015, depois da disputa da Copa São Paulo. Pelo Verdão, Jesus fez 84 partidas e marcou 28 gols e ganhou a Copa do Brasil de 2015 e Campeonato Brasileiro de 2016. Até hoje é tido como um jogador importante para o técnico Pep Guardiola, apesar de nunca ter se firmado como titular absoluto.
5 – Lucas Paquetá (2019, Flamengo – Milan) – 38,4 milhões de euros
Paquetá começou a jogar entre os profissionais do Flamengo em 2016, são 95 partidas e 18 gols com a camisa do clube carioca. Saiu para o Milan, da Itália, com grandes expectativas e comparações com Kaká, porém seu futebol começou a ganhar destaque com a camisa do Lyon, da França, onde atua atualmente.
4 – Lucas Moura (2013, São Paulo – PSG) – 40 milhões de euros
Campeão da Copa Sul-Americana pelo Tricolor em 2012, Lucas fez naquela final seu último jogo pelo clube. É um dos ídolos recentes do São Paulo. Chegou ao PSG com status de promessa que viria para ser uma das estrelas do projeto milionário do clube francês que estava apenas começando. Acabou não se firmando e foi recuperar seu espaço no Tottenham, da Inglaterra, onde foi fundamental na classificação do time para a final da Champions League 18/19 com um hat-trick frente ao Ajax.
3 – Vinícius Júnior (2018, Flamengo – Real Madrid) – 45 milhões de euros
O jovem de 16 anos na época era umas principais promessas da base rubro-negra, e após se destacar no Mundial sub-17, o Real resolveu investir uma verdadeira fortuna no jovem jogador. Após um início de adaptação e muitas críticas sobre a má finalização, “VJr” hoje é um dos principais nomes do Campeonato Espanhol.
2 – Rodrygo (2019, Santos – Real Madrid) – 45 milhões de euros
Quem disse que o Raio não cai várias vezes no mesmo lugar?
Com apenas 17 anos, o atacante Rodrygo colocou mais dinheiro nos cofres do Santos do que a soma de todos os valores que o clube já arrecadou com Neymar, a maior revelação alvinegra desde Pelé.
1 – Neymar (2013, Santos – Barcelona) – 88,2 milhões de euros
A ida de Neymar para o Barcelona, em 2013, teria superado o valor de 200 milhões de euros (R$ 789 milhões na cotação da época) incluindo a transferência e pagamentos ao jogador se tornando a venda mais cara até hoje de um jogador brasileiro para a Europa. Como se não bastasse, a ida do craque brasileiro para o Paris Saint-Germain em 2017, virou a transferência mais cara da história do futebol mundial atingindo o valor recorde de 222 milhões de euros.