O Vasco da Gama protagonizou uma classificação emocionante às semifinais da Copa do Brasil 2024 ao derrotar o Athletico-PR nos pênaltis. Após uma partida tensa na Ligga Arena, em Curitiba o Cruzmaltino saiu classificado. Com o placar agregado empatado em 3 a 3, após o Athletico vencer o jogo de volta por 2 a 1, mesmo placar do jogo de ida. A disputa foi decidida nas penalidades máximas, e o Vasco saiu vitorioso por 5 a 4.
O jogo começou com o Athletico dominando, abrindo o placar aos 24 minutos com um belo gol de Cuello e ampliando logo depois com Zapelli, aos 31 minutos. Para complicar ainda mais a vida do Vasco, Rayan foi expulso aos 41 minutos, deixando o time carioca com um jogador a menos. Mesmo assim, o Vasco não se entregou e, aos 44 minutos, Germán Vegetti marcou de cabeça, após cruzamento de Lucas Piton, mantendo a esperança viva.
Com o 2 a 1 no placar, idêntico ao do jogo de ida, a partida foi para os pênaltis. Léo Jardim foi decisivo, defendendo uma cobrança de Canobbio, enquanto os vascaínos converteram todas as suas penalidades. Vegetti, novamente o protagonista, foi o responsável por selar a classificação ao converter a última cobrança. Agora, o Vasco aguarda o vencedor do confronto entre Atlético-MG e São Paulo para conhecer seu adversário na próxima fase.