Palmeiras e São Paulo entregaram um confronto equilibrado e competitivo até o último minuto, e o jogo que parecia estar se encaminhando para um empate teve sua resolução ao apagar das luzes com um personagem que começa a ganhar destaque: Vitor Roque! O atacante marcou pelo terceiro jogo seguido e garante a liderança alviverde por mais uma rodada. O “Tigrinho” repete a dose do jogo contra o Cerro Porteño marcando nos acréscimos e começa a mostrar personalidade e seu perfil decisivo, que pode ser muito útil para a sequência da temporada.
O Palmeiras de Abel Ferreira veio a campo com o esquema de três zagueiros. Bruno Fuchs, centralizado, Gomez e Giay formaram a linha de zaga. A frente da zaga estava postada um linha de quatro com Piquerez e Allan abertos nas alas e Aníbal Moreno e Richard Rios fechando o meio. O papel de armar estava nas mãos de Estevão e Paulinho, que vem ganhando sequência e aparenta estar cada vez melhor fisicamente. Flaco López completou os 11 iniciais do time palestrino.
O tricolor escalou seu time no esquema 4-2-3-1, com Ferraresi pela direita, Ruan e Alan Franco no miolo de zaga, e Wendel pela esquerda. O lateral esquerdo precisou sair ainda no primeiro tempo após choque de cabeça. Os dois volantes eram Alisson e Marcos Antônio, e um pouco mais à frente estavam Cedric, Matheus Alves e Ferreirinha. No ataque, André Silva comandava as ações.
E a vantagem numérica de Abel surtiu efeito e o Palmeiras pressionou o seu rival por grande parte do jogo, chegando mais à meta adversária. O time do técnico Zubeldía não se amedrontou e respondeu ao volume de jogo palmeirense levando mais perigo à meta do goleiro Weverton.
Mas de maneira geral, o primeiro tempo não foi um jogo atrativo, sendo marcado principalmente pelos embates físicos, marcação e intensidade. O Palmeiras não conseguiu fazer valer a maior posse de bola e por vezes foi atrapalhado pela própria pressa. Paulinho até tentou ser mais participativo, mas foi limitado pela falta de criatividade do meio campo. Já Estevão foi – mais uma vez – a principal arma ofensiva alviverde, esbarrando na competência defensiva do tricolor.
Na segunda etapa os times pareciam estar mais dispostos a atacar. As substituições dos dois lados deram lugar ao talento e qualidade técnica. Pelo lado do Palmeiras, Ríos, Allan e Paulinho deram lugar a Felipe Anderson, Evangelista e Maurício. Em uma segunda parada entraram Vitor Roque e Veiga nas vagas de Estevão e Aníbal Moreno. Com menos volantes e mais meias, as mexidas passaram a mensagem que o empate não servia para o time de Abel.
Pelo lado do São Paulo, Matheus Alves deu lugar a Oscar, e Cedric saiu para a entrada de Lucas Ferreira. Luciano e Pablo Maia também entraram posteriormente nas vagas de Ferreirinha e Marcos Antônio. Zubeldía respondia às ofensivas palestrinas com os titulares e mostrava que não tinha a intenção de vender barato os 3 pontos.
Apesar da capacidade de retenção e da qualidade técnica são-paulina passarem a incomodar mais o meio campo sem volantes de origem do Palmeiras, foi o time alviverde que aproveitou o erro do rival próximo da área para arrancar a vitória com o gol de um personagem que parece estar se acostumando com gols decisivos e passa a responder às expectativas da torcida. Vitor Roque aproveitou o rebote da ótima defesa do goleiro Rafael após chute de Felipe Anderson, resolvendo o jogo que parecia estar bloqueado para o Palmeiras para garantir a liderança isolada do campeonato.
A equipe do técnico Abel Ferreira pode descansar na liderança do Brasileirão enquanto enfrenta o Bolívar na quinta-feira, dia 15/05, às 19h, já com a vida resolvida no grupo G da Libertadores. O time volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, dia 18/05, às 18:30, para encarar o Bragantino fora de casa. Porém, não poderá contar com seu comandante no banco, pois o treinador português levou um cartão vermelho por reclamação.
Já o São Paulo defenderá a liderança do grupo D na Libertadores, em casa, contra o segundo colocado Libertad, do Paraguai, no dia 14/05, às 21:30. O próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro será contra o Grêmio no estádio Morumbis, no próximo sábado, dia 17/05, às 21h.