Acompanhe nossa rádio online!

Os principais jogos, lutas e corridas ao vivo!

Zebra na Champions, conheça um pouco mais do Club Brugge

Equipe belga é a grande surpresa do Grupo B da Liga dos Campeões da Europa

Por

Victor Rockenbach

Foto: Divulgação/Club Brugge KV

A UEFA Champions League é um torneio que volta e meia tem suas histórias de surpresa e superação. Os títulos do Steua Bucaresti (1985/86), Estrela Vermelha (1990/91) e as campanhas de Sheriff (2021-22, batendo o Real Madrid no Bernabéu inclusive) e Dínamo de Kiev (semifinalista em 1999) não me deixam mentir.

E a grande história da Champions desse ano está ali, no “selvagem” Grupo B. Em um grupo com Porto-POR, Atlético de Madri-ESP e Bayer Leverkusen-ALE, surgiu um “predador” para aterrorizar seus companheiros de grupo, uma zebra azul e preta chamada Club Brugge KV. Mas antes da campanha, uma breve explicação “biológica” desse predador.

Foto: Divulgação/Club Brugge KV

O Club Brugge Koninklijke Voetbalvereniging (Club Bruges Royal Football Association) é um clube da cidade de Bruges, capital e maior cidade da província de Flandres Ocidental na Região Flamenga da Bélgica. Por ser de uma região próxima a Holanda, a língua oficial é o holandês. O clube foi fundado em 1891, porém, nasceu mesmo em 1890, quando estudantes da escola católica Broeders Xaverianen e da escola neutra Koninklijk Atheneum formaram o Brugsche Football Club. Um ano depois, em 13 de novembro de 1891, o clube foi recriado sob o comando do Brugsche FC, e agora é visto como a fundação oficial do atual Club Brugge KV.

Em relação a “toca” da zebra, o Estádio Jan Breydel, batizado em homenagem ao açougueiro local e revolucionário que liderou um levante contra os franceses em 1300, tem capacidade para 29.062 pessoas. No que diz respeito aos torcedores, a relação é tão forte que o clube não utiliza a camisa de número 12, já que ela seria a camisa da torcida.

Os títulos são uma rotina no clube belga, já que são 18 Campeonatos Belgas (atual campeão), 11 Copas da Bélgica, 17 Supercopas da Bélgica e os vices campeonatos da Copa Europa (atual UCL) em 1977/78 e Copa da UEFA (atual Europa League) em 1975/76. Em relação as rivalidades, o Club Brugge possui um rival local com o Cercle Brugge, regional com o Gent e Royal Antuérpia e nacionalmente com Anderlecht e Standard Liège.

Pois bem, então como o Club Brugge chegou até aqui? Tudo começou na temporada 2021/22, em que a equipe belga foi campeã da Supercopa da Bélgica e venceu seu terceiro título nacional consecutivo, capitaneados pelo “garoto de ouro” Charles De Ketelaere, que foi vendido ao Milan nessa temporada. Outros destaques dessa campanha foram Hans Vanaken, meio campo belga, e o gigante atacante holandês Bas Dost, esse último também saindo do clube nessa temporada.

Para essa temporada, a equipe do técnico Carl Hoefkens, resolveu apostar em bons nomes, visando uma boa temporada nas competições europeias. Chegaram nessa última janela o atacante ucraniano Roman Yaremchuk, ex-Benfica, o volante nigeriano Raphael Onyedika, ex-Midtjylland e o jovem equatoriano Joel Ordóñez, ex-Independente Del Vale. Outro grande ponto foi a manutenção da espinha dorsal da equipe, que conta com Simon Mignolet, Éder Balanta, Hans Vanaken e Andreas Skov Olsen. Outro ponto bastante relevante na equipe belga é a média de idade, 24,2 anos.

Então agora vamos aos galopes da zebra belga.

Foto: Divulgação/Club Brugge KV

Quando foi sorteado o Grupo B da Champions League, todos imaginavam que o Club Brugge iria ser o figurante do certame. Em um grupo com times de primeira (Porto-POR, Atlético de Madri-ESP) e segunda (Bayer Leverkusen-ALE) prateleira europeia, se imaginava que o clube dos Flandres iria brigar, no máximo, por uma Europa League contra o Leverkusen. Mas no futebol, previsão é a coisa mais imprevisível que se pode imaginar.

Na estreia, já mostrou que poderia complicar, batendo o Bayer Leverkusen por 1 a 0 na Bélgica, em uma partida muito eficiente, especialmente do seu setor defensivo, que inclusive foi o responsável pelo único gol da partida, marcado pelo zagueiro Abakar Sylla. Mas foi no segundo jogo que a zebra deu seu primeiro “coice” no Grupo B, ao golear, em Portugal, o Porto, um dos favoritos do grupo, por 4 a 0, em um jogo em que foi muito dominante por, pelo menos, 70% da partida. Além da ótima atuação coletiva, o Club Brugge contou com um grande jogo dos atacantes Ferran Jutglà, Andreas Skov Olsen e Kamal Sowah.

Após essa goleada contra o Porto, todos os holofotes foram para a equipe dos Flandres, que aquela altura já era líder do Grupo B, com 6 pontos. Mas todos pensaram “Ah, mas o próximo jogo é contra o Atlético de Madri né!?”. Pois bem, o que vimos na partida foi um jogo de xadrez muito bem armado por Carl Hoefkens, que obrigou a equipe de Diego Simeone a fazer o que mais odeia: Ficar com a bola. Fora de sua zona de conforto, o time espanhol sofreu com os contra-ataques belgas, e foi derrotado por 2 a 0 em mais uma grande atuação defensiva do Club Brugge, em principal do seu goleiro Simon Mignolet (alô torcedor do Liverpool). Nesse ponto, nossa zebra azul e preta já estava com 9 pontos e a liderança isolada do Grupo B, e melhor de tudo, com um pé na fase de mata-mata da Champions League.

E Simon Mignolet ainda seria protagonista no jogo da volta, no Civitas Metropolitano, em que o arqueiro belga simplesmente parou o ataque espanhol, realizando 9 defesas difíceis e garantindo o 0 a 0 fora de casa. Com dez pontos, estava a um empate da próxima fase da Champions, e nesse ponto, já tinha se tornado a sensação do torneio.

Foto: Divulgação/UEFA Champions League

O penúltimo jogo do grupo foi contra o Porto, no Estádio Jan Breydel, com a equipe de Portugal entalada com a goleada do primeiro jogo. Em uma partida em que o Club Brugge entrou muito relaxado, o Dragão não teve piedade da zebra belga, e devolveu a goleada sofria no Estádio do Dragão, 4 a 0 com uma ótima atuação do atacante iraniano Taremi e do meia luso-brasileiro Otávio. Mas, mesmo com a derrota, os belgas puderam comemorar a ida para a próxima fase, já que lá no Civitas Metropolitano, Yannick Carrasco, que é belga, foi o “carrasco” de sua própria equipe, desperdiçando um pênalti marcado pelo VAR após o apito final, mantendo o 2 a 2 contra o Bayer Leverkusen. Com o empate, o time espanhol ficou com cinco pontos, não podendo mais alcançar o Club Brugge nem o Porto na última rodada. Festa luso-belga no Grupo B da Champions League, que vão decidir na última rodada quem será o 1º do grupo.

Para demonstrar o quanto essa Champions está sendo muito bem jogada pelo Club Brugge, a equipe belga está empatada com Manchester City e Bayern de Munique no número de jogos sem sofrer gols (4 jogos), mostrando grande organização e solidez defensiva. Já os destaques individuais ficam para o zagueiro belga Brandon Mechele, 5º maior recuperador de bolas do torneio, com 36, e o goleiro Simon Mignolet, que é o goleiro com maior número de defesas do torneio (27). Vale citar que, na Champions League passada, o goleiro do Real Madrid, Thibaut Courtois, foi o líder dessa estatística, com 61 defesas.

O que Club Brugge KV pode fazer na fase mata-mata da Champions ainda não sabemos, mas já pode se dizer que se tornou uma daquelas histórias improváveis que a UCL nos traz de temporadas em temporadas. Quem sabe não repedir a temporada 1977/78, em que chegou a final, mas foi derrotado Liverpool em Wembley? Só o tempo dirá.

E que galope forte a Zebra “Blauw-Zwart”!

Foto: Divulgação/UEFA Champions League

Compartilhe com o seu time!

Sintonize nesse time!

Receba artigos exclusivos sobre o mundo dos esportes!

Mais Notícias

Autor

Logo Sintonia Esportiva

Sintonia Esportiva

Blog Esportivo

No ar desde 1 de novembro de 2020, a Sintonia Esportiva cobre diversas modalidades esportivas e as suas principais competições. Somos formados por profissionais altamente gabaritados e apaixonados por esportes, e também damos oportunidades a quem está se lançando no mercado do mundo esportivo.

Jogos ao vivo todos os dias
Últimas Postagens
Nossos Parceiros!
Nos acompanhe nas redes sociais!