Tão logo acabou o vexame protagonizado em pleno São Januário, quando, pela abertura da quinta rodada do Campeonato Brasileiro, foi impiedosamente goleado pelo Criciúma por 4 a 0, o Vasco, através de nota oficial, confirmou a demissão do treinador Ramon Diaz e do auxiliar Emiliano Diaz. Ainda de acordo com o comunicado, Rafael Paiva, treinador do Sub-20, assume interinamente o comando da equipe principal até a chegada de um novo comandante.
Ramón Díaz e seu filho, Emiliano, desembarcaram no Vasco em julho do ano passado e ajudaram o Gigante da Colina a escapar do rebaixamento para a Série B do Brasileirão. Em 2024, no entanto, viu o Cruzmaltino amargar a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca e garantir, com enormes dificuldades, a vaga na terceira fase da Copa do Brasil, onde enfrentará, nos próximos dias 1º e 22 de maio, o Fortaleza.
Somando apenas três pontos, o Vasco, ocupa, momentaneamente, o 16º lugar no Campeonato Brasileiro e, caso, Vitória ou Corinthians vençam no domingo (enfrentam, respectivamente, Cruzeiro e Fluminense), entra na zona de descenso.