O Conselho Deliberativo do Athletico anunciou nesta terça-feira a convocação de reunião extraordinária para 28/05, às 18h30, com objetivo na pauta de conceder uma parte do terreno do CT do Caju para construir uma Universidade a atletas e funcionários.
A proposta é um desejo antigo do Presidente Mário Celso Petraglia, que tem como filosofia formar não só jogadores, mas pessoas dentro e fora de campo. O objetivo é criar um conceito de maestria não só no esporte, mas na educação e na sociedade como um todo. Formando grandes pessoas, melhora-se o ambiente, trazendo facilidade para o entendimento dentro e fora de campo, nas questões táticas, técnicas, sociais e de carreira do próprio profissional.
A proposta constitui a implantação e edificação de um equipamento escolar composto por prédio de salas de aula, laboratórios, biblioteca, refeitório, áreas de convivência, ginásio poliesportivo coberto, 1 (um) campo de futebol oficial e 4 (quatro) campos de futebol reduzidos.
O Clube Athletico Paranaense é conhecido por ser referência em estrutura e preparação, tendo um dos Cts mais modernos e estruturados da América Latina, com 220 mil m².
O CT do Caju tem dois hotéis, com 25 quartos, abriga 100 pessoas. Utilizado como residência para atletas das categorias de base, delegações estrangeiras que também se hospedam no CT, o hotel possui sala de convenções para palestras. O grande destaque fica para os campos, no total são oito, com dimensões profissionais de (105x70m e 105x68m), há também um campo específico para goleiros.
Além disso, o CT do Caju tem seu próprio estádio, com capacidade para três mil pessoas. O miniestádio é usado em finais e jogos de campeonatos nas categorias de base. A irrigação dos campos é feita através de lagos artificiais. Além disso, alguns dos serviços essenciais para preparo físico se encontram junto ao prédio administrativo, na parte inferior.
O CT do Caju tem uma área de saúde exclusiva para o tratamento dos atletas. Medicina, fisioterapia, fisiologia, nutrição, psicologia e biomecânica. Além disso, existem aparelhos específicos para cada tipo de tratamento. Assim como o clube é um dos únicos clubes a possuir uma estrutura tão completa.
O controle de segurança do CT é feito através de um sistema de comunicação. Além disso, também há outras maneiras para aproveitar o CT. Assim o Athletico-PR criou um programa para tratamento de atletas lesionados, intercâmbios, pré-temporadas para outras equipes. O clube, dentro das normas, também disponibiliza visitas ao CT.