A Band está muito perto de fechar a transmissão dos jogos das finais da NBA ((National Basketball Association) na TV aberta. Os playoffs da liga americana estão começando e a emissora j´[a está de olho n final da temporada 2024/2025. No ano passado o canal exibiu as partidas entre Boston Celtics e Dallas Mavericks em parceria com a Amazon, com a gigante de tecnologia cedendo a dupla Romulo Mendonça e Ricardo Bulgarelli. Pelo o que foi apurado, o formato com o Prime Video deve continuar.
A emissora, que chegou a exibir jogos regulares da temporada até 2023, tem concentrado esforços nas finais, que historicamente registram maior audiência na TV aberta. As decisões da liga norte-americana estão previstas para começar em 5 de junho. Além da Band, Amazon e ESPN também devem transmitir os jogos. A ESPN, que pertence ao grupo Disney, mantém vínculo com a NBA há quase três décadas e exibe as finais com exclusividade na TV paga brasileira desde o ano de 2014.
Band e NBA: Uma história de sucesso e de idas e vindas
Nos anos 80 e 90, a maior liga de basquete do mundo ganhou espaço na programação no “canal do esporte”. Luciano do Valle (1947-2014) teve papel de destaque para popularizar o torneio no Brasil, exibindo duelos ao vivo em horário nobre. A Band foi pioneira nas transmissões da NBA para o Brasil. Em 1987, o canal exibiu os primeiros jogos, ainda em reprise, de partidas das finais da temporada 1985-1986 (Boston Celtics venceu o Houston Rockets). Em 1988-1989, passou a transmitir uma quantidade maior de jogos até que, em 1989-1990, exibiu jogos semanalmente ao longo de toda a temporada.
Em 2019, a emissora voltou a transmitir a competição depois de 19 anos ausente. Inicialmente com a final entre Toronto Raptors e Golden State Warriors, vencida pela equipe canadense. Com o sucesso, o contrato foi renovado com o canal mostrando também a temporada regular e a fase final do torneio, indo até 2022.