O Botafogo deu um passo ousado no mercado internacional e confirmou, nesta segunda-feira, a contratação do atacante Joaquín Correa. Aos 30 anos, o argentino chega com contrato até dezembro de 2027, após liberação da Inter de Milão, e já se junta ao elenco para a disputa da inédita Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos.
Leia Também: OFICIAL: Jorginho é o novo reforço do Flamengo
A movimentação reforça a ambição da SAF alvinegra, que também trouxe Arthur Cabral, Álvaro Montoro e Kaio Pantaleão para a competição. Em entrevista ao ge, o técnico Renato Paiva não escondeu o entusiasmo com os novos nomes contratados. De acordo com o português, os dois atacantes somam talento, experiência e versatilidade ao sistema ofensivo que ele está moldando.
Para Renato Paiva, Correa tem muito a acrescentar no Botafogo por seu currículo e conhecimento de jogo: “O Joaquín pode jogar em qualquer posição do ataque. Se olharem para o currículo dele, inclusive com a seleção da Argentina, verão que ele tem conhecimento enorme do jogo. Ele entusiasma qualquer treinador e qualquer torcida.”
Quem é Joaquín Correa e como ele deve jogar no Botafogo
Correa chega com um currículo de respeito. Revelado pelo Estudiantes, ele acumula passagens por Sampdoria, Sevilla, Marseille e Inter de Milão, onde estava na última temporada. Na Lazio, viveu seu melhor momento, marcando gols decisivos e se consolidando como peça-chave do ataque do time Romano, junto ao Imobille.
Além disso, foi convocado diversas vezes pela seleção argentina, participando do ciclo que culminou na conquista da Copa América em 2021. Lionel Scaloni convocou “Tucu” Correa para a Copa do Mundo de 2022. Mas o atacante foi cortado por lesão e substituído por um velho conhecido do clube carioca, Thiago Almada, jovem que marcou seu nome na história botafoguense no ano passado.
Joaquín Correa quis dar um passo a mais na carreira na temporada 2021/22, indo para a Inter de Milão, mas não conseguiu se destacar. Devido a alta concorrência, “Tucu” foi reserva durante toda sua passagem. O titular da posição sempre foi Lautaro Martinez, seu companheiro de seleção e um dos melhores jogadores do mundo.
Na temporada 2023/24, Correa foi por empréstimo para o futebol francês, no Marseille, mas não teve destaque e voltou a Inter. Na última temporada, seguiu no banco do time de Inzaghi, e teve uma boa sequência no fim da temporada, enquanto Lautaro se recuperava de uma lesão muscular.
Agora, no Botafogo, ele espera reencontrar o protagonismo em um cenário inédito para sua carreira, o futebol brasileiro. Com sua técnica refinada, mobilidade entre linhas e podendo jogar em qualquer posição no ataque, o argentino promete ser uma peça crucial no esquema ofensivo alvinegro.
- Siga a Rádio Sintonia Esportiva no Instagram