Antes mesmo da cerimônia de abertura da XIX edição dos Jogos Pan-Americanos, que será realizado em Santiago, capital do Chile, o Time Brasil já conquistou duas significativas vitórias neste dia 19 de Outubro de 2023.
O primeiro triunfo veio logo no início da tarde através do Boxe. Luiz Gabriel do Nascimento, o “Bolinha” venceu o canadense Victor Tremblay por nocaute técnico no segundo round, avançando assim para as quartas de final no boxe, categoria até 57kg.
E no final da tarde, a Seleção Brasileira de Beisebol derrotou a Venezuela por 3 a 1, sendo que as três primeiras corridas foram conquistadas logo na segunda entrada.
Com esperanças de medalha no Boxe, o Time Brasil começa bem com vitória de neto de Servílio de Oliveira por Nocaute em Santiago
A Delegação Brasileira de boxe, recordista nacional em vitórias Olímpicas em Tóquio ao conquistar três medalhas, sendo uma de Ouro, uma de Prata e uma de Bronze, montou uma forte equipe para os Jogos Pan-americanos de Santiago, no Chile.
O Boxe distribuirá 30 vagas para os Jogos de Paris-2024, tornando-se o evento mais importante do Pan. Os remanescentes de Tóquio-2020 são Beatriz Ferreira e Abner Teixeira, prata e bronze respectivamente. Bia estreia domingo e concilia carreira híbrida. Além do boxe olímpico, já fez três lutas profissionais. Está invicta. Já Abner, que diz ter estilo que combina com a modalidade olímpica, já que é técnico e busca pontos, não migrou para o profissional.
Contudo, a primeira vitória nos ringues veio através de um estreante em Pans. O atleta de 22 anos, Luiz Oliveira, o “Bolinha”, fez hoje seu primeiro combate e venceu o canadense Victor Tremblay em uma luta dominada pelo debutante na categoria até 57 kg.
No Primeiro Round, Bolinha propôs a luta conectando golpes na Linha de Cintura de Tremblay e também acertando jabs no Maxilar Direito do Canadense, e logo retornava à postura defensiva com guardas altas. No meio do primeiro Round, o Brasileiro começou a abaixar a guarda e confiou em sua agilidade ao esquivar dos golpes. Mesmo indo bem nos contra-ataques, o pugilista canadense não agrediu na mesma voracidade que o Luiz.
No Segundo Round, os dois atletas mantiveram a média distância, calculando os golpes desferidos e temendo um contragolpe que decretaria um nocaute. Porém, eis que aos 1:30, um direto de esquerda no abdômen e um cruzado de direita no queixo de Luiz Bolinha fez com que a arbitragem abrisse contagem ao já avariado Victor Tremblay, que não conseguiu reagir após 10 segundos.
Agora, Luiz “Bolinha” irá enfrentar o Uruguaio Lucas Fernández García nas quartas-de-final na segunda-feira (23/10).
Os dois finalistas de cada categoria vai para as Olimpíadas de Paris no ano que vem. Ele é neto de Servílio de Oliveira, primeiro medalhista olímpico do país na modalidade.
No Seu retorno aos Jogos Pan-Americanos, Brasil vence a favorita Venezuela na 1º Rodada do Beisebol
Depois de 16 anos sem participar dos Jogos Pan-Americanos, a Seleção Brasileira de Beisebol retorna ao Pan com uma excelente vitória diante da Venezuela, que é uma Seleção tradicional neste esporte. O Brasil venceu por 3 x 1 na sua estreia e sai na frente no Grupo B da competição, onde também estão presentes Colômbia e Cuba.
Esta vitória vem após um longo jejum, quando o Brasil venceu a Nicarágua por 1 x 0 no Pan do Rio de Janeiro em 2007. A conquista veio logo na parte baixa da segunda entrada, quando a Seleção Brasileira anotou três corridas com Salomon Koba, Gabriel Barros e Lucas Oller.
A Seleção Brasileira aproveitou a Terceira e Quarta Entrada para eliminar os rebatedores Venezuelanos e fazer um trabalho defensivo através de “Bats”, que são rebatidas sem swing, em prol de movimentar o 1ª base adversário Omar Herrera fez a corrida que descontou o placar para os venezuelanos na quinta entrada.
Com a vitória sobre um país candidato ao pódio na modalidade, o Brasil repetiu a história do Pan de 2007, última participação do país na modalidade. Na ocasião, a equipe nacional derrotou Nicarágua, que chegaria às semifinais daquela edição, por 1 a 0 na estreia.
O próximo jogo será no domingo, às 09h30 contra a Colômbia. Em caso de novo triunfo, o Brasil garante lugar na segunda fase e, de quebra, a sua melhor posição na história. Veja Abaixo o calendário do Beisebol, os jogos do Brasil na Modalidade e o histórico de Medalhas:
Fique ligado, vem aí o Boletim do Pan, todos os dias, 23h – Ao Vivo na Sintonia Esportiva, com Gabriel de Souza e Taylor Leão.
E todos os eventos dos Jogos Pan-Americanos são transmitidos Ao Vivo na CazéTV e no Canal Olímpico do Brasil.