A seleção brasileira masculina de futebol não conseguiu vencer nenhuma partida e está eliminadaa da Copa do Mundo Sub-20 da Fifa 2025, com a pior campanha da história ao cair de forma inédita na fase de grupos. O Brasil foi derrotado pela Espanha neste sábado (04/10), por 1 a 0, em Santiago, no Chile.
Ramon Menezes é o comandante do grupo Brasileiro, que encerrou sua participação no Mundial em quarto e último lugar no Grupo C com 1 ponto somado apenas, atrás de Marrocos, México e Espanha. Na estreia, empate por 2 a 2 contra os mexicanos, e a situação piorou com o revés para os marroquinos por 2 a 1.
Neste último sábado, contudo, o Brasil precisava de uma vitória para ter a chance de passar de fase, ao menos como melhor terceiro lugar. Entretanto, o Canarinho não conseguiu bater a Fúria.
O Jogo
O Brasil começou a partida pressionando a Espanha, com volume de ataque e assustando o goleiro Fran González.
A pressão teve resultado, e a Amarelinha chegou a marcar um gol com Luighi, que foi anulado aos 10 minutos por impedido. Os espanhóis reagiram e chegaram perto de empatar aos 18 com Pablo García, mas o primeiro tempo terminou sem gols.
No entanto, a Espanha deu o golpe fatal logo no início do segundo tempo. Com apenas 1 minuto, Bravo recebeu a bola, passou por Iago e pelo goleiro Otávio e abriu o placar.
Com o golpe sofrido, o Brasil tentou reagir, e quase empatou em cabeçada de Rhuan Gabriel aos 10 minutos na pequena área, que Fran González defendeu com a barriga quase em cima da linha. Pouco tempo depois, González defendeu mais um tiro certeiro de Rhuan. Para piorar a situação brasileira, o México tomou a frente contra o Marrocos neste período.
Em busca de pelo menos um gol, o Brasil quase marcou novamente com Luighi, que foi bloqueado cara a cara com González. Já nos acréscimos, a seleção pediu um desafio de revisão para um pênalti, que não foi marcado porque o árbitro viu uma falta na origem do lance.
A seleção brasileira é a segunda maior vencedora da Copa do Mundo Sub-20, com cinco títulos, o último em 2011, atrás dos seis da Argentina. Na edição anterior, em 2023, o Brasil perdeu nas quartas de final. Já o time sub-23, também sob comando de Menezes, não se classificou para os Jogos Olímpicos Paris 2024.